- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula pede retirada no Congresso de 4 projetos da gestão Bolsonaro, incluindo um que isenta militares

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Nos siga no
Em pedidos publicados no Diário Oficial nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a retirada da tramitação de quatro projetos de lei que foram enviados durante o governo Bolsonaro.
De forma breve, os quatro projetos compreendem as seguintes medidas (não aprovadas): proposta que pode isentar militares de punição em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO);proposta que limita remoção de conteúdos na Internet; proposta que desobriga envio de recursos do pré-sal para o Fundo Social e proposta que institui a Política Nacional de Longo Prazo, segundo o G1.
No geral, a que está causando mais burburinho é a primeira, a qual pode isentar militares de punição em operações de GLO. Na época, o texto enviado pela gestão Bolsonaro foi assinado pelos ex-ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) e Fernando Azevedo (Defesa).
O texto defende a alteração do entendimento sobre o que é legítima defesa de militares e policiais nas operações de GLOs, ao abrandar penas para os agentes que cometerem excessos "sob escusável medo, surpresa ou violenta emoção", mesmo em casos de mortos, afirma o UOL.
O projeto enviado ao Congresso ainda considerava que policiais e militares não poderiam ser presos em flagrante em situação de legítima defesa. Esses agentes poderiam ser punidos, desde que comprovados casos de excesso intencional, relata a mídia.
As GLOs são operações de segurança que têm autorização da presidência da República e podem durar meses, as quais contam com a participação de agentes de segurança civis e militares, como das Forças Armadas e da Polícia Federal.
Área desmatada da Amazônia nas proximidades de Porto Velho. - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2019
Notícias do Brasil
GLO na Amazônia termina: analistas fazem balanço da atuação dos militares
Sobre as outras propostas, no caso a que limita a remoção de conteúdos na Internet, o projeto altera o Marco Civil da Internet e impede que as empresas controladoras de redes sociais excluam perfis ou tirem do ar conteúdos sem que haja uma "justa causa".
Já em relação ao projeto que envolve o pré-sal, a proposta autoriza que União venda sua parcela do excedente do pré-sal e que não o envie para o fundo que destina verbas para saúde, educação e outras áreas sociais.
Por fim, a Política Nacional de Longo Prazo traz fundamentos e objetivos nacionais para garantir soberania nacional, desenvolvimento, redução de desigualdades, entre outros, diz o G1.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала