DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estudo aponta que restos achados em navio de guerra sueco naufragado em 1628 são de mulher (FOTO)

© Foto / Anneli Karlsson, Vasa Museo/SMTMNavio de guerra sueco Vasa, apresentado em um museu
Navio de guerra sueco Vasa, apresentado em um museu - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Nos siga no
Os restos mortais de mulher foram encontrados no navio de guerra sueco Vasa, informa Phys.org. O navio foi levantado em 1961. Então a primeira pesquisa arqueológica foi realizada.
Os cientistas assumiram anteriormente que havia mulheres a bordo. Em particular, as dúvidas estavam relacionadas ao esqueleto chamado G. Foi inicialmente estabelecido que pertencia a um homem. Mas recentemente os osteólogos ficaram em dúvida.
É difícil extrair o DNA dos ossos que estiveram em água salgada por 333 anos. Mas é possível. Cientistas da Suécia analisaram e não encontraram cromossomo Y na amostra. No entanto, eles ainda não tinham certeza dos resultados. E só agora conseguiram confirmar a sua hipótese.

Marie Allen, professora de genética forense que liderou o trabalho, disse que "já há alguns anos, tínhamos indicações de que o esqueleto G não era de um homem, mas de uma mulher. Simplificando, não encontramos cromossomos Y no material genético de G. Mas não conseguíamos ter certeza e queríamos confirmar o resultado".

© Foto / Anna Maria Forssberg, Vasamuseet/SMTM.Marie Allen, professora de genética forense que liderou o trabalho
Marie Allen, professora de genética forense que liderou o trabalho - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Marie Allen, professora de genética forense que liderou o trabalho
O Laboratório de Identificação de DNA (AFMES-AFDIL, na sigla inglês) das Forças Armadas dos Estados Unidos foi comissionado para o estudo. É especializado em análise de DNA de restos militares, e conseguiu confirmar que o esqueleto G é realmente feminino.

"Nós tomamos amostras novas dos ossos para que nós tivéssemos perguntas específicas. AFMES-AFDIL agora analisou as amostras, e conseguimos confirmar que G era uma mulher, graças ao novo teste", disse Allen.

Os cientistas estão esperando os resultados de testes adicionais. Graças e eles, muito será conhecido sobre a aparência e origem da equipe do Vasa. Por exemplo, eles vão mostrar de que cor eram os cabelos e os olhos da tripulação.
Vasa foi um dos navios de guerra mais caros da frota na Suécia no século XVII. Ele tinha grandes esperanças. Mas o navio naufragou durante a primeira viagem por erros estruturais. Agora é apresentado em um museu que foi especialmente construído para ele.
Arqueólogos trabalhando no local onde foi descoberto tesouro com 209 moedas romanas - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem na China arma ritual de 4.500 anos gravada com tigres (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала