DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desvendado mistério da vida primordial na hipotética 'Terra bola de neve'

© Foto / Dr. Huyue SongIlustração da Terra bola de neve durante a Idade do Gelo Marinoana, há 651 - 635 milhões
Ilustração da Terra bola de neve durante a Idade do Gelo Marinoana, há 651 - 635 milhões - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Nos siga no
Uma equipe internacional de cientistas, liderada pela Universidade de Geociências da China, descobriu evidências dos oásis descongelados em um antigo período conhecido como "Terra bola de neve".
Durante esse tempo hipotético, o clima em nosso planeta era tão frio que sua superfície era totalmente coberta de gelo.
Um estudo recentemente divulgado revelou que esses oásis na tundra poderiam ter existido muito mais ao norte do que se acreditava, e teriam permitido que o oxigênio penetrasse e criasse incubadoras para a vida primitiva.
A hipótese das variações climáticas conhecidas como "Terra bola de neve", é baseada na descoberta de depósitos aquíferos criados por geleiras próximas do equador, bem como outros indícios.
Representação artística mostra o núcleo brilhante de uma estrela Wolf–Rayet - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Ciência e sociedade
Misteriosa explosão astronômica é registrada pelo Hubble a 9 mil anos-luz da Terra (FOTO)
Ao analisar uma fina camada de xisto negro da Formação Nantuo, no sul da China, que estava submersa durante a Idade do gelo Marinoana, que teve início há aproximadamente 650 milhões de anos, os pesquisadores encontraram evidências de que o oxigênio estava penetrando no oceano.
Os níveis de elementos como o ferro e a presença de nitrogênio produzido por formas de vida ajudam a questionar se realmente estava ocorrendo essa penetração de oxigênio.

"Encontramos evidências de condições livres de gelo nas paleolatitudes do meio norte [...]. As áreas irregulares livres de gelo podem ter existido de maneira muito mais ampla", afirmou o professor da Universidade de Geociências da China Huyue Song.

Dessa forma, o estudo fornece informações sobre "como a vida sobreviveu aos eventos climáticos extremos".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала