- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ocidente força Geórgia a entrar em conflito militar com Rússia, diz chefe da inteligência russa

© AP Photo / Zurab TsertsvadzeUm homem acena com uma bandeira nacional da Geórgia em frente a uma barricada em chamas enquanto outros manifestantes ficam atrás, não muito longe do edifício do parlamento georgiano em Tbilisi, Geórgia, 9 de março de 2023.
Um homem acena com uma bandeira nacional da Geórgia em frente a uma barricada em chamas enquanto outros manifestantes ficam atrás, não muito longe do edifício do parlamento georgiano em Tbilisi, Geórgia, 9 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Nos siga no
O Ocidente está forçando a Geórgia a entrar em conflito militar com a Rússia, abrindo uma "segunda frente" para retomar os territórios antigos da Abkházia e da Ossétia do Sul, disse Sergei Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência Externa da Rússia.
A República da Ossétia do Sul declarou a independência em 29 de maio de 1992, durante um conflito armado com a Geórgia. A Abkházia declarou a independência após a guerra de 1992-1993 com a Geórgia. A declaração de independência das repúblicas não atraiu uma ampla resposta internacional, até a segunda metade dos anos 2000 estes Estados não foram reconhecidos por ninguém.
A situação mudou após a guerra na Ossétia do Sul de 2008. Após o conflito, a independência de ambas as repúblicas foi reconhecida pela Rússia. Em resposta, o Parlamento da Geórgia adotou uma resolução sobre "a ocupação de territórios georgianos pela Rússia". Em seguida, outros países e organizações internacionais reagiram a esses acontecimentos.

"Vemos tentativas persistentes de Washington, Bruxelas, Londres e outras capitais ocidentais para convencer a liderança georgiana a abrir uma chamada 'segunda frente'. Eles estão convencendo a liderança georgiana de que agora é o momento certo para recuperar o controle sobre os territórios da Abkházia e Ossétia do Sul", disse Naryshkin.

Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, participa de cerimônia de hasteamento de bandeiras em Izyum, 14 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Operação militar especial russa
Destino de Kiev não tem nenhum significado real para o Ocidente, segundo mídia polonesa
De acordo com ele, a intenção das capitais ocidentais é ajudar a Ucrânia a lutar contra a Rússia.

"Eles veem que a situação no campo de batalha não é favorável à Ucrânia, e assim forçam a Geórgia a entrar em conflito militar com a Rússia", explicou ele.

Operação especial na Ucrânia

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
Durante a operação, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Mariupol, bem como a região de Kherson, áreas de Zaporozhie perto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
De 23 a 27 de setembro, a RPD, a RPL e as regiões de Kherson e Zaporozhie realizaram referendos sobre a adesão à Rússia, com a maioria da população votando a favor. Em 30 de setembro, durante uma cerimônia no Kremlin, o presidente russo assinou os acordos sobre a integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e das regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia.
Após aprovação por ambas as câmaras do parlamento russo, os acordos foram ratificados por Putin no dia 5 de outubro.
Complexo de mísseis Iskander-M - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Operação militar especial russa
Rússia enviou a Belarus mísseis táticos Iskander-M com capacidade nuclear, diz MD russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала