- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista japonês: com seu plano de paz, a China quis mostrar alternativa à ordem americana

© AP Photo / Stefani ReynoldsO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participam de uma reunião em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali (foto de arquivo)
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participam de uma reunião em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Nos siga no
Ao propor um plano de paz para um acordo na Ucrânia, a China quer demonstrar que representa uma alternativa à ordem mundial liderada pelos EUA, disse Taisuke Abiru, acadêmico japonês da respeitada Fundação Sasakawa para a Paz, à Sputnik.
"A China revelou seu plano de paz de 12 pontos. Entretanto, não há praticamente qualquer probabilidade de o governo de Zelensky ou a administração Putin seguirem este plano e interromperem as hostilidades. Acho que a China está ciente disso. A China tem dois objetivos para os quais propôs este plano", disse o acadêmico.
De acordo com ele, o primeiro objetivo é mostrar aos países do Sul Global - da África, Ásia e América Latina - que a China está pronta para enfrentar o aumento dos preços das commodities e dos alimentos.
Outro alvo é a Europa. Para a Europa neste momento, a principal abordagem ao problema da Ucrânia é a que é liderada pelos Estados Unidos.
Em suas palavras, é importante que a China demonstre à Europa que o problema não pode ser resolvido apenas com as regras do jogo americanas, que o problema só pode ser solucionado por um país que mantém relações não só com a Ucrânia, mas também com a Rússia.
"É importante que a China se mostre como um possível mediador no conflito, mesmo que não haja solução agora, é importante demonstrar isso à Europa", ressaltou.
Bandeiras do Japão e da China (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2023
Panorama internacional
China insta Japão a não restringir comércio de chips: 'EUA repetem táticas que usaram contra vocês'
Ele acredita que a Rússia estava começando a desempenhar o mesmo papel no mundo antes da crise na Ucrânia, mas agora a China está fazendo isso mais ativamente.
"A Rússia e China estão demonstrando sua posição, a de estabelecer uma ordem mundial diferente da ordem liderada pelos EUA. Mas a China está fazendo isso de forma mais ampla e global do que a Rússia [...] Antes das hostilidades na Ucrânia, a Rússia tinha uma posição de sucesso no Oriente Médio, na Europa, na Ásia, mas infelizmente agora ela tem que se concentrar no problema da Ucrânia."

"Afinal de contas, a Rússia ocupa uma posição tão especial que pode falar tanto com a Arábia Saudita quanto com o Irã, mas agora não está à altura. Isto é, o que a Rússia fazia e queria fazer, agora a China começou a fazer", afirmou Taisuke Abiru.

Com o arrastar do conflito na Ucrânia, diversos países avançaram propostas de paz. Foi o caso da China e do Brasil, nações que propuseram diferentes sugestões para pôr fim às hostilidades. Ambas as propostas foram bem recebidas pelo governo russo, uma vez que esses países não aplicaram sanções contra Moscou e se mostram neutros em relação à crise.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала