- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Processo no TSE que apura 'abuso de poder' de Bolsonaro está em sua reta final, diz mídia

© AP Photo / Gustavo MorenoO ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro
O ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Nos siga no
O processo que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) de abuso de poder político e uso indevido da mídia acaba de entrar em sua reta final no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, o ex-presidente que voltou recentemente dos EUA se diz pronto para fazer oposição contra Lula.
De acordo com a CNN Brasil, esta é a última etapa do processo antes que o relator, ministro Benedito Gonçalves, encaminhe o caso aos membros do TSE. O julgamento no tribunal pode resultar na declaração de inelegibilidade do ex-presidente de extrema direita. O jornal acrescentou que devem haver capítulos importantes no processo quando o procurador eleitoral e a defesa fizerem suas alegações finais.
A ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em agosto de 2022, foi aberta contra Bolsonaro após reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em que ele questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas. A ação alega que o ex-presidente cometeu irregularidades administrativas, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico e crime contra o Estado Democrático de Direito.
Ele também está sendo investigado como suposto mandante da tentativa de golpe e dos atos antidemocráticos cometidos por radicais na Praça dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Jair Bolsonaro antes do debate de campanha para a Presidência da República no estúdio da TV Globo, no Rio de Janeiro (RJ), em 28 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023
Notícias do Brasil
Bolsonaro chega a Brasília após 89 dias nos EUA (VÍDEOS)

'Estou sem cargo, mas não aposentado'

Enquanto isso, após retornar ao Brasil, o ex-presidente brasileiro declarou estar afastado, "mas não aposentado".

"Vamos mostrar a esse pessoal [do Governo], que vai estar no poder por agora e por pouco tempo, que não vão fazer o que querem com o futuro da nação", declarou o ex-presidente.

Bolsonaro voou para os EUA no final de 2022 e não participou da passagem de poder para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato. De acordo com a mídia brasileira, o ex-presidente solicitou um visto de visitante de seis meses para estender sua estada nos Estados Unidos.
Em fevereiro passado, Bolsonaro declarou em entrevista ao jornal Wall Street Journal que pretendia voltar ao país em março e liderar a oposição contra Lula. No entanto, antes de deixar os EUA, o político disse à CNN Brasil que não pretendia liderar a oposição ao governo.
No dia 8 de janeiro, milhares de bolsonaristas radicais invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto (sede do governo), exigindo uma intervenção militar para derrubar o presidente Lula, que havia assumido o cargo uma semana antes.
Os manifestantes violaram as barricadas, agrediram seguranças, quebraram portas e janelas e ocuparam parte do prédio e telhados da sede do Executivo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала