- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Há necessidade de fortalecer a presença da OTAN no mar Negro', afirma presidente da Romênia

Navios da OTAN no mar Negro - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Nos siga no
O presidente romeno Klaus Iohannis defendeu uma presença mais forte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na região do mar Negro para aumentar a segurança euroatlântica, em uma coletiva de imprensa com o chanceler alemão Olaf Scholz.
O mar Negro se situa entre a Rússia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Turquia, Geórgia e Abkházia. É uma área importante de transporte.
Além disso, o mar Negro tem um significado estratégico e militar importante. As principais bases militares da Frota do Mar Negro da Marinha russa estão no norte, na Crimeia, os navios da Marinha turca estão no sul, as Marinhas da Bulgária e Romênia estão no oeste, os navios da Guarda Costeira da Geórgia estão no leste, e a Marinha ucraniana está no noroeste, em Odessa.

"O mar Negro é estrategicamente mais importante do que nunca. É por isso que argumentamos que há necessidade de fortalecer a presença da OTAN no mar Negro, o que requer a inclusão da questão do mar Negro em todos os processos relevantes para fortalecer a segurança da área euroatlântica", disse ele.

Navios russos percorrem o Mar Negro em registro divulgado pelo Ministério da Defesa do país no dia 22 de abril de 2021.  - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Panorama internacional
EUA gostariam de usar a Crimeia para controlar o mar Negro, diz ex-premiê eslovaco
Iohannis disse esperar desenvolver a cooperação com a Alemanha para fortalecer a capacidade de dissuasão e defesa da Aliança Atlântica diante de desafios cada vez mais complexos.
O presidente romeno agradeceu ao chefe do governo alemão por seu apoio ao fortalecimento do flanco oriental, bem como pela presença de pessoal militar alemão nas estruturas da OTAN na Romênia.
Anteriormente, o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken disse que seu país pretende desenvolver uma estratégia para o mar Negro até junho. Ao elaborarem o documento, os EUA assumem que os três Estados do mar são membros da OTAN e que a Ucrânia é um país amigável para os EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала