- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Cerca de 80% dos brasileiros apoiam críticas de Lula ao Banco Central pela manutenção dos juros

© Foto / Marcello Casal Jr/Agência BrasilEdifício do Banco Central, em Brasília, no dia 13 de abril de 2021
Edifício do Banco Central, em Brasília, no dia 13 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Nos siga no
A maioria dos brasileiros concorda com as recentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central (BC) por manter a taxa de juros em 13,75%, que o presidente considera muito alta.
Segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada pelo G1, "80% dos brasileiros" acreditam que o presidente está agindo corretamente ao tecer críticas à taxa de juros mantida pelo BC na casa de 13,75%, contra 16% que discordam e 5% que não souberam responder. De acordo com o resultado da pesquisa, as críticas de Lula têm respaldo na população, já que 71% dos entrevistados consideram que a taxa de juros está mais alta do que deveria.
A reprovação ao papel do BC é alta até mesmo entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (2017-2021), que foi quem indicou o atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Segundo os dados, 77% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que o BC está exagerando ao manter as taxas no patamar atual.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) alega que a medida é necessária para conter a inflação, mas o governo considera que ela freia os investimentos e o desenvolvimento econômico.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva escuta durante o lançamento do novo plano Bolsa Família, que inclui um novo programa de renda mínima para famílias pobres, no Palácio do Planalto, em 2 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Notícias do Brasil
Em meio a divergências públicas, Lula decide encontrar chefe do Banco Central para discutir juros
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала