- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: EUA mudam status de 'país em desenvolvimento' da China para promover reforma interna

© AP Photo / Cliff OwenMembros do governo de Washington, D.C. são juramentados antes de testemunhar durante uma audiência do Comitê de Supervisão e Prestação de Contas da Câmara sobre a supervisão do Congresso da capital da nação, 29 de março de 2023, Washington.
Membros do governo de Washington, D.C. são juramentados antes de testemunhar durante uma audiência do Comitê de Supervisão e Prestação de Contas da Câmara sobre a supervisão do Congresso da capital da nação, 29 de março de 2023, Washington. - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023
Nos siga no
A aprovação pela câmara baixa do Congresso dos EUA de um projeto de lei que exige a revogação do status de "país em desenvolvimento" da China mostra que Washington pretende dificultar o crescimento da China, cita o jornal China Daily especialistas.
Na segunda-feira (27), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou por unanimidade um projeto de lei que exige que o Departamento de Estado dos EUA defenda que as organizações internacionais mudem o status da China de país em desenvolvimento para um país de renda média alta, país de renda alta ou país desenvolvido.

"A mudança mostra a intenção de alguns políticos em Washington de impedir o desenvolvimento da China e manter a hegemonia global dos EUA", cita o artigo o especialista do Instituto Nacional de Estratégia Internacional da China Xu Liping.

Bandeiras nacionais da China e dos EUA tremulam na entrada de um prédio de escritórios em Pequim, 19 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Panorama internacional
Tensões entre China e EUA são elevadas por erros de cálculo e sensacionalismo, diz SCMP
Ele acrescentou que o próprio país deve iniciar qualquer mudança em seu status em vez de deixar outro país determiná-lo, dizendo que a aprovação do projeto de lei foi "ilógica e refletiu motivos ulteriores".
Segundo outro especialista, Zhao Yongsheng, não há uma definição universal do que é um país desenvolvido, nem de um país em desenvolvimento.

"Os critérios variam de fatores econômicos como o PIB per capita a fatores não econômicos como a expectativa média de vida, níveis de educação e desenvolvimento tecnológico", disse ele à edição.

Crianças agitam bandeiras e flores nacionais do Brasil e da China para dar as boas-vindas ao presidente do Brasil, Michel Temer, durante uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023
Panorama internacional
Por que tantos líderes mundiais estão ansiosos para visitar a China?
O China Daily também refere a pesquisadora do Instituto de Estudos Americanos Wei Nanzhi, que acredita que esse passo é um "velho truque" dos EUA que é mais importante para a política interna desse país.

"O governo dos Estados Unidos gosta de criar um forte inimigo externo para promover uma reforma interna. Trata-se, de fato, de uma mobilização interna com um sinal de alerta subjacente para os americanos: a China é um inimigo perigoso, e devemos nos unir para resolver nossos problemas internos", disse ela.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала