- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido se junta ao bloco comercial Indo-Pacífico, sendo a 1ª nação a aderir ao pacto desde 2018

© AP Photo / Eugene HoshikoToshimitsu Motegi, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, sentado com outros ministros e delegados de um bloco comercial da Orla do Pacífico, participa de uma coletiva de imprensa conjunta após uma sessão da Parceria Transpacífica Abrangente e Progressiva (CPTPP) em Tóquio, 19 de janeiro de 2019.
Toshimitsu Motegi, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, sentado com outros ministros e delegados de um bloco comercial da Orla do Pacífico, participa de uma coletiva de imprensa conjunta após uma sessão da Parceria Transpacífica Abrangente e Progressiva (CPTPP) em Tóquio, 19 de janeiro de 2019. - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
O Reino Unido se junta a um bloco comercial Indo-Pacífico no final de quinta-feira (30), sendo o primeiro país a se juntar ao bloco desde sua formação em 2018, diz Politico.

"Os negociadores principais e altos funcionários dos países-membros concordaram, na quarta-feira [29], que o Reino Unido aceitou o grande desafio de aderir ao Acordo Integral e Progressivo de Parceria Transpacífica [CPTPP, na sigla em inglês]", diz a publicação.

O Reino Unido é a primeira nação a aderir ao pacto desde que ele foi estabelecido em 2018.
A adesão do Reino Unido significa que ele "se alinhará às normas sanitárias e fitossanitárias do bloco, bem como às disposições sobre resolução de disputas entre investidor e Estado".
O artigo observa também que o pedido de adesão da China é o próximo na fila de espera.
O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, durante conversações bilaterais com o presidente norte-americano Joe Biden na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, na segunda-feira, 13 de março de 2023, como parte do AUKUS, um pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2023
Panorama internacional
Como AUKUS divide a Ásia, para que serve e a que levará? Especialistas explicam

Sobre o bloco comercial Indo-Pacífico

O Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Transpacífica (CPTPP, na sigla em inglês), também conhecido como TPP11 ou TPP-11, é um acordo comercial entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
Ela evoluiu da Parceria Transpacífica, que nunca foi ratificada devido à retirada dos Estados Unidos.
Os 11 signatários combinam economias que representam 13,4% do produto interno bruto global, de aproximadamente US$ 13,5 trilhões (R$ 69,7 trilhões), tornando o CPTPP uma das maiores áreas de livre comércio do mundo por seu PIB.
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Panorama internacional
NYT: aflição está fazendo Ásia se armar para guerra que espera evitar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала