- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Сom tempo e custo de transporte reduzidos, Índia cogita investir na Rota Marítima do Norte da Rússia

© Sputnik / Aleksandr PiragisNavio cargueiro Radik Bashirov (à direita) durante descarregamento no Porto Marítimo Comercial de Petropavlovsk-Kamchatsky
Navio cargueiro Radik Bashirov (à direita) durante descarregamento no Porto Marítimo Comercial de Petropavlovsk-Kamchatsky - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
Moscou e Nova Deli estão discutindo a possibilidade de lançar uma linha de transporte de contêineres pelo Ártico e instalações de processamento ao longo da Rota Marítima do Norte (NSR, na sigla em inglês), de acordo com Aleksei Chekunov, ministro russo para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico.
A declaração do ministro foi feita durante uma visita de trabalho à Índia na terça-feira (28), onde Chekunov se reuniu com o ministro dos Portos, Transporte Marítimo e Vias Navegáveis do país asiático Sarbananda Sonowal.

"Os ministros discutiram uma rota alternativa para transportar cargas da Índia para a Europa – não pelas rotas sul ou oeste, mas pela rota leste e pela NSR, usando instalações portuárias tanto russas como indianas […] O custo para enviar um contêiner de Vladivostok para a Índia é 30% menor do que de Moscou", disse o ministro russo.

O comunicado também apontou para a expansão da frota como uma área promissora para cooperação. A Índia manifestou interesse em construir uma cidade-satélite perto de Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia, incluindo portos, rodovias e infraestrutura energética. Chekunov revelou que a próxima rodada de negociações será realizada em Moscou em abril.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou anteriormente que Nova Deli estava planejando ajudar no desenvolvimento da Rota Marítima do Norte e em transformá-la em uma rota de comércio global.
A rota do Ártico, que conecta o Sudeste Asiático à Europa, pode reduzir drasticamente o tempo de transporte, em comparação com as rotas tradicionais através dos canais de Suez ou Panamá.
Espera-se que a Rota Marítima do Norte, que se estende por todo o comprimento das regiões do Ártico e Extremo Oriente da Rússia, se torne uma importante via comercial navegável para mercadorias enviadas entre a Europa e a Ásia.
Quebra-gelo da Rússia no oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Panorama internacional
Lavrov: tirando os riscos, degelo de permafrost expande oportunidades para a Rússia no Ártico
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала