- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Observador turco explica por que os EUA que se imaginam um império vão colapsar

© AFP 2023 / Johannes EiseleSoldados norte-americanos no Afeganistão (foto de arquivo)
Soldados norte-americanos no Afeganistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos, que se veem como "império americano", vão colapsar assim como aconteceu com a Roma Antiga, opina o colunista turco Abdullah Muradoglu em um artigo no jornal Yeni Safak.
"Ultimamente, muitos autores americanos escrevem sobre as semelhanças entre a Roma Antiga e a América moderna. Nestes materiais observa-se que os EUA, que se transformaram de uma república em um império, repetem a história da Roma Antiga. […] Assim como a Roma o 'império americano' vai ruir", disse Muradoglu.
Ele também observou que mesmo 20 anos após a invasão do Iraque, os políticos dos EUA que começaram a guerra " não se arrependeram nem um pouco" pelo que cometeram. Segundo ele, Washington precisava de uma desculpa para a invasão, e eles acusaram o Iraque de posse de armas de destruição em massa.
Além disso, escreveu o jornalista "a paz" que os EUA queriam levar para o Iraque com a sua invasão, na verdade, o destruiu. Depois da guerra, o Oriente Médio tornou-se uma região extremamente instável.
Soldados dos EUA se dirigem à avião para deslocamento no Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Panorama internacional
Analista japonesa: guerra no Iraque foi o início do enfraquecimento gradual dos EUA
A mesma coisa aconteceu no Afeganistão. A operação militar dos EUA e da coalizão anti-iraquiana chamada Choque e Pavor, mais tarde denominada de Liberdade Iraquiana, começou em 20 de março de 2003.
A razão oficial para a invasão foi a conexão do regime de Saddam Hussein com o terrorismo internacional, bem como informações da CIA sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, que posteriormente não foi confirmada. A operação foi realizada sem autorização da ONU.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала