- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Estrategista da ultradireita, Steve Bannon vê Bolsonaro fortalecido e aposta no filho 03, Eduardo

© AP Photo / Eduardo Munoz AvarezO ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon chega ao escritório do promotor público de Manhattan para se entregar às autoridades de Nova York, 8 de setembro de 2022
O ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon chega ao escritório do promotor público de Manhattan para se entregar às autoridades de Nova York, 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
Bannon diz que volta do ex-presidente ao Brasil vai ser positiva e defende integração de líderes de direita para fazer frente à gestão petista, escreve Folha de São Paulo.
De acordo com a Folha, os processos na Justiça que líderes da direita como o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) e o ex-presidente norte-americano Donald Trump (2017-2021) enfrentam, não prejudicam o futuro do movimento conservador, afirma Steve Bannon.
O ideólogo da ultradireita global acredita que, ao contrário do que se imagina, líderes como Bolsonaro são fortalecidos pelos questionamentos na Justiça.
O controverso estrategista-chefe da Casa Branca na gestão Trump, condenado por desacato ao Congresso norte-americano ao desrespeitar convocações para depor na comissão que investigou o atentado ao Capitólio em 2021, elogiou os radicais no Brasil que atacaram os três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro e os chamou de "guerreiros da liberdade".
Em entrevista ao jornal, Bannon insistiu em fraude nas eleições de 2020 nos EUA e 2022 no Brasil, embora não haja qualquer indício de tal fato em ambos os casos.
"Lula tem pouco apoio popular e você percebe pela quantidade de pessoas que protestaram contra as eleições. É óbvio que houve roubo no Brasil e provavelmente foi mais escandaloso do que com Trump. Mas isso não vai importar. Trump voltará em 2024 e Bolsonaro voltará, então será uma boa lição para mostrar às pessoas o quanto as instituições podem ser corrompidas facilmente contra o desejo do povo", teorizou o estrategista.
Lideranças conservadoras se reúnem na Cidade do México para a edição mexicana da Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC), em 18 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Panorama internacional
Direita conservadora enxerga na América Latina uma 'fortaleza' para sua ideologia, dizem analistas
Para ele, não se deve pensar no futuro da direita, mas sim no presente. Bannon acredita que tanto Bolsonaro quanto Trump estão muito presentes nos debates políticos e que a direita nunca esteve tão robusta. Mas no caso de Bolsonaro, o ideólogo não pareceu feliz de que o ex-presidente tenha deixado o Brasil. Para ele, o retorno de Bolsonaro ao Brasil "será incrível".
Bannon, que é próximo da família Bolsonaro, afirmou que mantém contato com deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e acredita que ele ainda vai ser presidente do Brasil.
Quando questionado sobre o The Movement (grupo de Bannon para integrar a direita populista no mundo) que tinha Eduardo Bolsonaro como representante na América do Sul, Bannon garantiu que muita coisa está acontecendo nos bastidores.
"Populismo e nacionalismo são específicos de países, você precisa fazer o que funciona nesses países. Não somos como a Internacional Comunista, onde tudo é global e interconectado. Somos conectados porque pensamos de modo igual, mas cada país é um e isso toma muito tempo", explicou.
Steve Bannon garantiu que no caso brasileiro, apesar dos processos na Justiça, a direita segue mais forte do que nunca.
"As pessoas estão vendo que é uma vergonha. Estamos arrecadando mais dinheiro, subindo nas pesquisas, e a imprensa da direita é mais poderosa do que nunca", destacou sem deixar de afirmar que, para ele, "a instituição mais corrupta no Brasil é a Suprema Corte, foi como a eleição foi roubada. É claro que Bolsonaro enfrenta problemas na Justiça, mas isso não importa".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала