- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil ganhou mais de 72 km² de território, anuncia IBGE

© Alexandre Moreira / Brazil Photo Press / Estadão Conteúdo / Acessar o banco de imagensRodovia Anchieta, São Bernardo do Campo, SP
Rodovia Anchieta, São Bernardo do Campo, SP - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou três estudos anuais de geociências nesta quarta-feira (29): a Malha Municipal Digital 2022; Atualização dos Mapas Municipais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.
Segundo dados do IBGE divulgados hoje (29), o Brasil ganhou 72,2 km² de território em 2022. De acordo com o órgão, o aumento do território se deve a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com a mídia, o instituto também divulgou nesta quarta mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, relata O Globo.
"As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE", explicou Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE.
O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47). Ao mesmo tempo, houve alterações em Mato Grosso (6), Maranhão (3), Rio Grande do Norte (3), além de Tocantins (2) e Goiás (2).
Em função da necessidade da atualização contínua da Base Territorial, especificamente em relação ao desenho da malha municipal, também foram realizados ajustes cartográficos em vários municípios, em função da disponibilidade de novos insumos cartográficos, escreve a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала