- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: instrutores americanos e britânicos ensinam ucranianos a usar projéteis de urânio empobrecido

© AFP 2023 / Stan HondaUm soldado do Exército dos EUA conta projéteis de 25 mm com urânio empobrecido durante a invasão do Iraque, 11 de fevereiro de 2004
Um soldado do Exército dos EUA conta projéteis de 25 mm com urânio empobrecido durante a invasão do Iraque, 11 de fevereiro de 2004 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Nos siga no
Instrutores britânicos e americanos têm treinado as tropas ucranianas a usar projéteis de urânio empobrecido, informou a publicação britânica Declassified UK.
Em sua matéria, a mídia de jornalismo investigativo refere um vídeo do Ministério da Defesa britânico no YouTube, no qual um grupo de instrutores familiariza artilheiros e comandantes com os tipos de munição para o tanque Challenger 2.
"Está surgindo a primeira filmagem de tripulações ucranianas de tanques sendo treinadas no uso da controversa arma durante um curso no Reino Unido", relata a publicação.
Os projéteis de urânio empobrecido, como é mostrado no vídeo, estão dispostos sobre uma mesa na frente dos militares ucranianos, que estão ouvindo uma palestra de soldados americanos e britânicos. Essas munições são rotuladas como "inertes", o que poderia significar que são réplicas.
De acordo com a Declassified UK, a presença de um soldado americano na sessão de treinamento poderia agravar ainda mais as tensões, não obstante a Casa Branca ter negado na semana passada o envio de tais munições para Kiev.
Anteriormente, a vice-ministra da Defesa britânica, Annabel Goldie, disse que o Reino Unido forneceria munições de urânio empobrecido à Ucrânia.
Como funcionam as munições de urânio empobrecido? - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Multimídia
Como funcionam as munições de urânio empobrecido?
Por sua vez, o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, afirmou que os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, que decidiram abastecer Kiev com munições de urânio empobrecido aproximam irreversivelmente o mundo de uma linha perigosa, que cada vez mais pode conduzir ao Armagedom nuclear.
Posteriormente, Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, disse que o uso de munições de urânio empobrecido causará danos irreparáveis à saúde dos militares e da população civil da Ucrânia, mas que, mesmo assim, a OTAN está disposta a entregá-las a Kiev.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала