DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Detalhes de 'tsunami' nas nuvens mais profundas de Vênus são revelados

© Foto / Pixabay / MaxwellFuryPlaneta Vênus (imagem referencial)
Planeta Vênus (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2023
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos espanhóis realizou o primeiro estudo detalhado da evolução da descontinuidade das nuvens de Vênus durante mais de 100 dias contínuos.
Esta é uma onda atmosférica gigante, com aspecto de um "tsunami", que se propaga rapidamente nas nuvens mais profundas do planeta.
Os cientistas consideram que este "tsunami" pode estar desempenhando um papel muito importante na aceleração da atmosfera de Vênus.
De acordo com o estudo, nas regiões onde os ventos têm igual ou maior velocidade que uma onda, estes atuam como uma parede ou "barreira" física que interrompe a propagação desta onda.
Imagem 3D gerada por computador de Maat Mons mostra como o vulcão e os fluxos de lava se estendem por centenas de quilômetros através das planícies fraturadas - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Ciência e sociedade
Há vulcões em Vênus hoje? O planeta ainda não morreu (IMAGENS)
Sendo assim, a tentativa de descontinuidade se propaga por cima das nuvens profundas, porém em Vênus os ventos aumentam gradualmente com a altura, sendo um obstáculo em seu caminho e provocando sua eventual dissipação.
O estudo também revelou que a descontinuidade foi capaz de se propagar por algumas horas a aproximadamente 70 quilômetros sobre a superfície de Vênus, nas nuvens superiores.
Os especialistas foram surpreendidos ao medirem os ventos nas nuvens altas, já que eram várias vezes mais lentos que a própria descontinuidade, permitindo explicar como a descontinuidade pôde se propagar a maiores altitudes, já que ao apenas haver ventos débeis nas alturas, foi possível percorrer mais regiões atmosféricas até encontrar zonas tão rápidas como ela mesma e se dissipar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала