- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-premiê eslovaco qualifica entrega de caças MiG a Kiev como 'grosseira violação' da Constituição

© Sputnik / Ilia PitalevPosto de comando aéreo com base no avião Il-80 acompanhado por uma caça MiG-29
Posto de comando aéreo com base no avião Il-80 acompanhado por uma caça MiG-29 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Nos siga no
Os caças MiG-29 eslovacos foram transferidos para a Ucrânia em flagrante violação da Constituição da Eslováquia, o que exige uma investigação qualificada, disse o ex-primeiro ministro do país, Robert Fico.
A Eslováquia já entregou quatro dos 13 caças MiG-29 à Ucrânia na semana passada.
O ministro da Defesa eslovaco Jaroslav Nagy disse que o carregamento das aeronaves restantes seria feito em breve. Segundo ele, os EUA se comprometeram a entregar à Eslováquia 12 helicópteros Viper AH-1Z como compensação.
"Mesmo 100 helicópteros americanos não mudarão o fato de que nossos caças foram dados à Ucrânia em grosseira violação da Constituição da Eslováquia. Este tópico não está fechado para nós, vamos insistir em uma investigação qualificada", escreveu o ex-primeiro ministro nas redes sociais.
Segundo ele, não há nenhum advogado na Eslováquia que afirme que o atual governo tinha o direito de tomar a decisão de entregar os caças.
Recentemente, os EUA propuseram à Eslováquia 12 novos helicópteros Bell AH-1Z Viper para substituir os caças MiG-29 entregues por Bratislava à Ucrânia, disse o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nagy.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала