- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

FT: Lula vai propor a criação de um 'clube da paz' para acordo na Ucrânia durante visita à China

© AP Photo / Eraldo PeresO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante sua visita ao Comando da Marinha do Brasil, em Brasília, Brasil, 15 de março de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante sua visita ao Comando da Marinha do Brasil, em Brasília, Brasil, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Nos siga no
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva quer propor a criação de um "clube da paz" com a participação da China para resolver o conflito na Ucrânia, noticiou o jornal britânico Financial Times citando o ministro das Relações Exteriores brasileiro Mauro Vieira.
Como foi observado, o presidente pretende fazer tal proposta durante a sua visita à China.

"Estamos muito interessados em promover ou ajudar a gerar algum tipo de reunião que conduza a um processo de paz. Minha sugestão é que criemos um grupo de países que tentem sentar-se à mesa com a Ucrânia e a Rússia para tentar encontrar a paz. O presidente já disse tantas vezes que ouve muito sobre a guerra, mas muito poucas palavras sobre a paz. Ele [presidente do Brasil] está interessado em conversas de paz", disse o chanceler brasileiro.

De acordo com Vieira, a viagem de Lula da Silva à China demonstra o retorno do Brasil a uma política externa mais proativa. O ministro se comprometeu a restaurar a política do Brasil de "manter contato com cada país".
Na sexta-feira (24), o escritório de Lula da Silva anunciou que o início da visita do líder brasileiro à China havia sido adiado para domingo.
Segundo o relatório, o motivo foi uma forma leve de pneumonia diagnosticada no presidente.
Dilma Rousseff em cerimônia de posse do novo AGU Jorge Messias no Palácio do Planalto - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Notícias do Brasil
Dilma Rousseff é eleita nova chefe do Banco do BRICS
No início de março Lula da Silva disse que durante sua visita à China ele discutiria a situação na Ucrânia e a questão de alcançar a paz.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала