- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PF prende 6 pessoas em SP após desarticular plano para matar Sergio Moro e agentes públicos

© FolhapressPolícia Federal durante a operação Malta, em São Paulo, em 14 de março de 2023
Polícia Federal durante a operação Malta, em São Paulo, em 14 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Nos siga no
Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal prendeu pelo menos seis pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa que planejou a morte de agentes públicos e autoridades, entre elas o senador Sérgio Moro (União Brasil).
A operação deflagrada pela PF cumpre 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão. Até o momento, foram presos quatro homens e duas mulheres, os quais foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas, segundo o G1.
De acordo com a mídia, a facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Quando era ministro de Segurança Pública no governo Bolsonaro, Moro determinou a transferência do chefe da facção, o Marcola, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. À época, o senador defendia o isolamento de organizações criminosas como forma de enfraquecê-las.
Outro alvo do grupo era Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente (SP).
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, à direita, Sergio Moro, antes de um debate presidencial no Rio de Janeiro, Brasil, 28 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Notícias do Brasil
PL, partido de Bolsonaro, diz à Justiça que Moro se beneficiou de caixa 2 durante campanha
Apesar dos acusados terem sido presos em cidades do interior paulista, principalmente nas regiões próximas à cidade de Campinas, a PF também está fazendo operação em outros estados como Paraná, Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
O jornal relata que os planos seriam retaliação de integrantes da facção criminosa por causa de uma portaria do governo que proibia visitas íntimas em presídios federais, além do pacote anticrime. Atentados eram planejados desde o ano passado, segundo a investigação.
No caso de Moro, os alvos alugaram chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços do ex-juiz. A família do senador também teria sido monitorada por meses pela facção criminosa, apontam os investigadores.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a operação e confirmou que as vítimas seriam um senador e um promotor de Justiça.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала