DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Elas não se dão bem': aranhas viúvas-negras estão sendo deliberadamente mortas por primas invasoras

CC BY 2.0 / / Brown WidowsEspécie de aranha viúva-marrom (imagem de referência)
Espécie de aranha viúva-marrom (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Nos siga no
Pesquisadores norte-americanos conduziram uma série de experimentos com espécies relacionadas de aracnídeos e descobriram que as viúvas-marrons atacam e matam seus primos americanos e o fazem com mais frequência do que com outras espécies de aranhas.
As viúvas-negras nativas nos EUA estão sendo substituídas por viúvas-marrons importadas da África no século XX, revelaram novas descobertas recentemente.
Para entender as razões do sucesso das invasões de viúvas-marrons nas Américas, Louis Coticchio, da Universidade do Sul da Flórida, e seus colegas conduziram uma variedade de estudos de campo e experimentos de laboratório.
Entre os experimentos, os cientistas compararam as taxas de desenvolvimento de viúvas-marrons e viúvas-negras do sul e avaliaram a tolerância da viúva-marrom a espécies relacionadas, bem como avaliaram a probabilidade de filhotes de viúvas-marrons e negras morrerem como resultado de predação ou competição por recursos limitados.
Aranha fêmea da espécie Larinioides sclopetarius - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2022
Ciência e sociedade
Cientistas descobrem aranha que utiliza teia para expandir capacidade auditiva (FOTOS)
De junho de 2019 a agosto de 2020, cientistas pesquisaram estruturas urbanas e de parques na Flórida e contaram aranhas: era importante entender quantas viúvas-marrons e negras reprodutoras vivem nas diferentes cidades do estado.
No total, os cientistas encontraram 223 viúvas-marrons e apenas dez viúvas-negras do sul. Além disso, as viúvas-negras foram encontradas apenas nos prédios do parque — não havia nenhuma nas casas. As viúvas-negras produziram um saco de ovos de cada vez, enquanto as viúvas-marrons produziram vários. Na contagem final, as viúvas-marrons da Flórida eram duas vezes mais fecundas do que as viúvas-negras do sul.
Os cientistas também conduziram três experimentos nos quais aranhas de diferentes espécies foram emparelhadas por longos períodos de tempo para ver como elas coabitariam e interagiriam.

"As viúvas-marrons vão agressivamente atrás das viúvas-negras, perseguindo-as", disse Louis Coticchio, professor de ciências do St. Petersburg College, na Flórida, e coautor do artigo. "Eles não gostam de ser vizinhos", completou.

O grupo de pesquisa primeiro colocou dez aranhas viúva-marrom e viúva-negra do sul no mesmo recipiente, um experimento que durou cerca de quatro semanas – até que apenas uma aranha permaneceu. Como o experimento durou um longo período de tempo, a fome pode fazer com que o aracnídeo mate e coma outras aranhas das próprias ou de espécies relacionadas.
Neste experimento, as viúvas-marrons preferiram capturar e matar as viúvas-negras em vez de seus irmãos. As aranhas viúvas-negras do sul, quando as viúvas-marrons se aproximavam delas, congelavam ou fugiam, mas não atacavam a si mesmas. Somente se encurraladas tentariam contra-atacar.
Teia de aranha  - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2022
Ciência e sociedade
Arqueólogos encontram fósseis de 500 milhões de anos que podem explicar evolução das aranhas (FOTOS)
No segundo experimento, fêmeas juvenis de aranhas viúva-marrom foram pareadas com aranhas de três espécies — fêmea jovem de viúva-negra do sul, fêmea adulta de Steatoda e fêmea adulta de aranha doméstica vermelha. Esses pareamentos duravam de um a sete dias, dependendo da agressividade dos indivíduos.
As fêmeas Steatoda coabitaram com fêmeas viúvas-marrons 80% do tempo e as mataram 10% do tempo. As fêmeas da aranha doméstica vermelha coabitaram com viúvas-marrons cerca de metade do tempo e mataram viúvas-marrons em uma taxa de cerca de 40%. Incidentes em que viúvas-negras coabitaram com viúvas-marrons representaram apenas 10% do tempo, enquanto viúvas-marrons perseguiram e mataram viúvas-negras em 80% das situações.
No terceiro experimento, os cientistas colocaram fêmeas adultas de viúva-marrom e viúva-negra no mesmo recipiente, uma ou quatro de cada espécie. Os pesquisadores notaram que era importante para as viúvas-negras ou marrons serem as primeiras a construir uma teia para sobreviver durante o terceiro experimento. As viúvas-negras do sul fizeram isso primeiro 75% das vezes.
Durante o segmento final dos experimentos, as viúvas-marrons mataram suas contrapartes norte-americanas em uma taxa de ocorrência de 40%, com o segundo teste tendo uma taxa de 30%. Surpreendentemente, durante um terço do mesmo teste, os aracnídeos estudados se deram bem sem problemas.
Tarântula - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2022
Ciência e sociedade
Novo tipo de parasita assassino de tarântulas é descoberto nos EUA
Os cientistas calcularam que as viúvas-marrons matavam viúvas negras seis vezes mais do que indivíduos de outras espécies relacionadas — e não por falta de recursos.
De acordo com o modelo de gerenciamento de risco materno, a competição por recursos escassos não é uma causa séria de morte para nenhuma das espécies: o risco de fome para aranhas viúvas-negras e marrons é inferior a 0,5%, mas de predadores é próximo a 100%.
"As viúvas negras do sul nunca foram as agressoras e sempre as presas", disse Cottichio.
Talvez as viúvas-marrons tenham medo de não ter abrigo suficiente — evidência indireta que os autores encontraram no fato de que as viúvas-negras já construíram sua teia antes. Os pesquisadores ainda não conseguem explicar por que as aranhas invasoras se comportam dessa maneira em relação às viúvas-negras nativas, mas citam a predação das viúvas-marrons como um fator importante na extinção local das viúvas-negras na Flórida.
O artigo foi publicado no Annals of the Entomological Society of America.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала