- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista vê chance positiva do yuan chinês se tornar moeda de reserva na Eurásia

© Sputnik / Nina ZotinaCédulas e moedas de yuan
Cédulas e moedas de yuan - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Nos siga no
A mudança de novos países para pagamentos em yuan significa a criação de um novo sistema financeiro que dê à moeda chinesa a chance de obter o status de reserva no território da Eurásia, disse o especialista em big data Mekhri Aliev, em entrevista à Sputnik.
Na terça-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, nas negociações com a liderança chinesa declarou que a Rússia apoia o uso do yuan chinês nas transações entre Rússia e países da Ásia, África e América Latina.

"Mudança para a liquidação no yuan chinês significa desenvolver um novo sistema financeiro baseado na desdolarização dos pagamentos. O interesse pelo yuan está crescendo rapidamente, isso lhe dá chances de se tornar a moeda de reserva nos países da Grande Parceria Eurasiática, pelo menos", afirmou o especialista.

Aliev destacou que os países participantes da Iniciativa do Cinturão e Rota no Sudeste Asiático, Ásia Central e no Oriente Médio já usam o yuan nos pagamentos entre si. Desde os anos 2000, a China está promovendo contratos pagos em yuan nos países africanos para se beneficiar da desvalorização da sua moeda e obter mais influência no continente.

"Neste momento, mais de metade dos países africanos participam de acordos no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota da Seda. A possibilidade de acordos mútuos no yuan aumenta a expansão já existente das transferências de RMB para os países da CEI, Índia, Indonésia e outros", acrescentou Aliev.

O Cinturão e Rota é uma iniciativa internacional da China para melhorar e criar novas rotas comerciais, de transporte e corredores econômicos que ligam mais de 60 países da Ásia Central, Europa e África.
Yuan e dólar - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Panorama internacional
Yuan como moeda internacional é 'condição necessária' para paz mundial, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала