DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pela 1ª vez, 'cachorro fantasma' é capturado na Amazônia boliviana (FOTOS)

© Foto / Renata Leite PitmanCachorro fantasma
Cachorro fantasma - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
Conhecido como "cachorro fantasma", "cachorro de orelhas cortadas" e "cachorro da Amazônia", o animal foi encontrado em uma cidade boliviana. A Sputnik conversou com pesquisador local que pôde estudar o animal e dar-lhe cuidados antes de soltá-lo.
Em uma área periférica da cidade de Trinidad - capital do departamento boliviano de Beni - foi capturado um filhote da espécie Atelocynus microtis, o qual, apesar de sua aparência, não tem parentesco com cães domésticos.
Em Beni, dizem que é mais fácil encontrar uma onça na selva do que o "cachorro fantasma", uma vez que o esquivo animal de hábitos noturnos evita o contato com humanos.
© Foto / Renata Leite Pitman"Cachorro fantasma" da espécie Atelocynus microtis interage com pesquisador
Cachorro fantasma da espécie Atelocynus microtis interage com pesquisador - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
"Cachorro fantasma" da espécie Atelocynus microtis interage com pesquisador
O animal estava preso nos campos da Universidade Autônoma de Beni (UAB), e o médico veterinário, pesquisador e professor da UAB, Marco Greminger, disse à Sputnik que capturou o pequeno animal e o tratou no hospital universitário devido a problemas de saúde. Após um dia, ele foi solto.
"Fizemos estudos biométricos e vimos que ele é um filhote de sete ou oito meses, porque os testículos da parte abdominal ainda não desceram. Embora estivesse magro, tinha um peso referencial dentro do normal. Sua frequência cardíaca estava alterada porque ele estava nervoso com a manipulação que fizemos", disse Greminger à Sputnik.
A espécie se alimenta de frutas, bem como de pequenos mamíferos e répteis. O pesquisador observou que seus pés têm uma membrana que o ajuda a se mover em rios e terrenos pantanosos. Sua visão também seria adaptada para se guiar no escuro.
"Temos amostras para fazer vários testes. Esses dias choveu muito aqui. Quando o tempo melhorar, vamos tentar colocar câmeras de armadilha para ver a família dele", explicou o veterinário.
© Foto / Marco Greminger O veterinário Marco Greminger e equipe cuidam do cachorro fantasma capturado
O veterinário Marco Greminger e equipe cuidam do cachorro fantasma capturado - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
O veterinário Marco Greminger e equipe cuidam do cachorro fantasma capturado
No hospital da Faculdade de Ciências Pecuárias, o cachorro de orelhas curtas recebeu soro, vitaminas, água, carne e frutas. O médico decidiu liberá-lo para não o sujeitar a mais estresse, e claro, antes de o devolver à natureza, cuidiu de remover todos os vestígios de odor humano.
Greminger também se comunicou com a bióloga brasileira Renata Leite Pitman, que se dedica a investigar essa espécie na Amazônia. Pitman conseguiu colocar colares de chip em cinco animais da espécie Atelocynus microtis para monitorá-los.
© Foto / Renata Leite Pitman"Cachorro fantasma" é visto na mata da Amazônia
Cachorro fantasma é visto na mata da Amazônia - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
"Cachorro fantasma" é visto na mata da Amazônia

Mais felino do que canino?

Mesmo com jeito e forma canina, Atelocynus microtis não é parente dos cães com os quais os humanos convivem. Ao estudar o filhote, Greminger notou que seus dentes são mais parecidos com os de um gato do que com os de um cachorro. Ele considerou que são necessárias mais análises para saber se esta espécie pode ser reproduzida com cães domésticos.
Para o biólogo Huáscar Bustillos, "é de um gênero completamente diferente dos cães domésticos e não poderia haver hibridização".
No entanto, a proximidade da cidade e dos animais domésticos pode afetar a saúde desse canídeo silvestre. Isso explicaria o estado de fraqueza em que o filhotefoi encontrado.
"Existem muitos cães naquela área, então há um potencial zoonótico que pode afetar esses indivíduos. Esse bichinho tem comportamento crepuscular noturno. É relativamente solitário, só se reúne na época reprodutiva. Apesar dos estudos feitos no Brasil, seu conhecimento ainda precisa ser aprofundado", disse Bustillos à Sputnik.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала