- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Indonésia quer deixar de usar sistemas Visa e Mastercard devido a sanções impostas à Rússia

© Sputnik / Vladimir TrefilovNotas
Notas - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
O Banco da Indonésia está se preparando para gradualmente deixar os sistemas de pagamento ocidentais Visa e Mastercard e introduzir seu próprio sistema doméstico, informou nesta segunda-feira (20) a agência de notícias Antara, citando o regulador.
Na semana passada, o presidente indonésio Joko Widodo pediu às autoridades regionais para se afastarem dos sistemas de pagamento internacionais e começarem a usar cartões emitidos por bancos locais.
O chefe de Estado observou que a Indonésia precisa de se proteger de perturbações geopolíticas, referindo-se às sanções impostas contra o setor financeiro da Rússia pelos EUA, União Europeia (UE) e seus aliados devido ao conflito na Ucrânia.
"Tenham muito cuidado. Devemos lembrar as sanções impostas pelos EUA à Rússia. Visa e Mastercard podem ser um problema", disse ele.
Comentando a iniciativa, o porta-voz do Banco Central, Erwin Haryono, disse que o regulador estava em negociações com empresas locais "e o progresso é cerca de 90%", acrescentando que os cartões domésticos terão muitas vantagens, incluindo taxas mais baixas. Além disso, segundo ele, "acordos offshore e dependência de redes de pagamento estrangeiras, como os sistemas Visa e Mastercard dos EUA, não serão mais necessários".
Cartões de crédito da bandeira russa Mir, alternativa às ocidentais Visa e Mastercard (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Panorama internacional
Mastercard perdeu US$ 26 milhões em lucros no 2º trimestre devido à suspensão na Rússia
O membro do conselho da Associação Indonésia de Cartões de Crédito (AKKI) Dodit Proboyakti disse à Sputnik que a Indonésia aplicaria a experiência da Rússia e seu sistema de pagamento Mir para promover a rede financeira doméstica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала