- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Croácia detona mina naval da era nazista encontrada enterrada no fundo do mar (VÍDEO)

© Foto / Centro Histórico Naval dos EUAMina Mark 6 a bordo como USS Baltimore em 1920
Mina Mark 6 a bordo como USS Baltimore em 1920 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Nos siga no
As autoridades croatas interromperam o tráfego, soaram sirenes de emergência e evacuaram parte da histórica cidade portuária de Rijeka no domingo (19) para que pudessem detonar uma enorme mina marítima nazista encontrada ainda enterrada no fundo do mar.
A polícia croata divulgou vídeos da operação complexa e perigosa, que mostram mergulhadores fixando correias na peça de 680,39 kg de munição envelhecida da Segunda Guerra Mundial para que pudesse ser movida.
Um outro vídeo mostra a explosão distante do dispositivo que enviou uma enorme pluma de água do mar para o céu. A mina antinavio foi descoberta em junho perto do porto no mar Adriático.
As autoridades mudaram-na para mais longe da cidade antes de detoná-la com uma unidade policial especial. O policial Nenad Krasny disse que a mina continha enormes quantidades de explosivos. Cerca de 500 residentes foram evacuados durante a operação, de acordo com a CGTNEurope.

Duas dezenas de pessoas participaram da detonação, que foi realizada delicadamente, disse Krasny. Qualquer outra coisa "seria muito perigosa para os cidadãos e a infraestrutura", disse ele.

Historicamente, a cidade Rijeka, situada no canto noroeste do país, é conhecida como o principal porto marítimo da Croácia e sua terceira maior cidade. As potências do Eixo ocuparam a cidade durante grande parte da Segunda Guerra Mundial, e a cidade sofreu grandes danos com o conflito.
Trabalhadores encontraram a mina colocada pelos nazistas enquanto faziam um trabalho na infraestrutura portuária, afirmou a CGTNEurope.
Julgamento de Nuremberg contra ex-líderes da Alemanha nazista, 1º de outubro de 1946 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Panorama internacional
Investigação: nazistas assassinaram 28.000 pessoas só em 1 região russa durante 2ª Guerra Mundial
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала