- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cooperação, amizade e prosperidade: Xi Jinping delineia sucessos da relação Rússia-China

© AP Photo / Sergei BobylevVladimir Putin (à esquerda) e Xi Jinping (à direita), presidentes da Rússia e da China, respectivamente, durante cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Samarkand, Uzbequistão, 16 de setembro de 2022
Vladimir Putin (à esquerda) e Xi Jinping (à direita), presidentes da Rússia e da China, respectivamente, durante cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Samarkand, Uzbequistão, 16 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Nos siga no
O líder chinês publicou um artigo sobre a história das relações entre a China e a Rússia, sublinhando o crescimento dos laços nos últimos 20 anos e o contributo dos dois países para o desenvolvimento global.
Xi Jinping, presidente da China, realiza uma visita de Estado à Rússia de segunda-feira (20) a quarta-feira (22), a convite de seu homólogo Vladimir Putin. Na véspera da reunião, o líder chinês publicou um artigo na agência russa RIA Novosti e no jornal Rossiyskaya Gazeta, no qual resume os principais eixos nos quais se baseiam as relações bilaterais.
A Sputnik resumiu os pontos-chave do artigo de Xi Jinping.

'Novo capítulo'

Xi Jinping começou seu artigo lembrando que sua primeira viagem como presidente do país asiático foi precisamente à Rússia, um país que ele já visitou oito vezes nos últimos dez anos. Graças às visitas, escreve, "nós e o presidente Vladimir Putin abrimos um novo capítulo na história das relações sino-russas".
O líder chinês sublinhou que a China e a Rússia são parceiros estratégicos que interagem a todos os níveis, grandes potências mundiais e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, com políticas externas independentes, e que as relações bilaterais são uma das principais prioridades na diplomacia.
Xi vê os sofisticados mecanismos de intercâmbio e contatos de alto nível como um importante acompanhamento sistemático e institucional do desenvolvimento das relações bilaterais.
"Ao longo destes anos, nós e o presidente Vladimir Putin temos mantido estreitas relações de trabalho. Ao longo de mais de 40 reuniões em plataformas bilaterais e internacionais, priorizamos a cooperação prática em todas as áreas, sincronizamos nossas opiniões sobre questões atuais internacionais e regionais de interesse mútuo, e damos o tom para o desenvolvimento sustentável das relações bilaterais", explicou.
Ele referiu que os povos dos dois países se apoiaram tanto financeira quanto moralmente na luta contra o novo coronavírus, provando mais uma vez que "os amigos se conhecem na necessidade".
Bandeiras russa e chinesa em mesa antes de cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo, em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
Embaixador: China seguirá reforçando parceria estratégica 'ombro a ombro' com Rússia
Xi Jinping também revelou na véspera do 20º aniversário do Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação entre a China e a Rússia a decisão de prorrogar e atualizar o documento, levando em conta as novas realidades.

A China é o maior parceiro comercial da Rússia

Em suas palavras, Moscou e Pequim defendem o conceito de amizade e cooperação mutuamente benéfica, sendo relações bilaterais baseadas nos princípios das realidades nacionais, do não-alinhamento, não-confrontação e não-agressão contra terceiros.
Xi Jinping assinalou que a China tem sido o maior parceiro comercial da Rússia por 13 anos consecutivos, e que o volume de investimento mútuo entre os dois países continua crescendo.
"Graças aos esforços conjuntos, o volume de comércio em 2022 atingiu um recorde de US$ 190 bilhões [R$ 1 trilhão], aumentando 116% em comparação com os dez anos anteriores", disse ele.
O chefe de Estado apontou projetos de cooperação estrategicamente importantes que estão sendo implementados com sucesso, incluindo nas áreas de energia, espaço, aviação e conectividade de transporte, e o dinamismo da cooperação em áreas mais recentes como a inovação científica e tecnológica, bem como o comércio eletrônico transfronteiriço.

Verdadeira multipolaridade

O presidente da China assegurou no artigo que Pequim e Moscou apoiam firmemente um sistema internacional baseado nos princípios das Nações Unidas e uma ordem mundial baseada no direito internacional, acrescentando que os dois países cooperam em várias plataformas multilaterais como o G20, na parceria econômica-comercial BRICS e na Organização de Cooperação de Xangai (OCX).
"As partes estão dando passos efetivos para implementar uma verdadeira multipolaridade, promovem os valores humanos e defendem o estabelecimento de um novo tipo de relações internacionais e de uma comunidade de destino comum da humanidade", assinalou.
Ele acrescentou que Moscou e Pequim estão fazendo esforços concertados para defender a democratização das relações internacionais.

Posição da China sobre o conflito na Ucrânia

De acordo com o líder chinês, seu país sempre assumiu uma postura objetiva e imparcial, baseada na essência do que está acontecendo, e tem se esforçado ativamente para promover a reconciliação e as negociações de paz.
Xi Jinping sai do avião no aeroporto de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Panorama internacional
Xi ao chegar a Moscou: China está pronta para estar com Rússia na proteção do direito internacional
"A série de visões da situação que eu expressei serve como princípio subjacente da China na regularização do conflito ucraniano. Ela inclui, em particular, a necessidade de respeitar os objetivos e princípios da Carta da ONU e as legítimas preocupações de segurança de todos os Estados, de apoiar todos os esforços para uma regularização pacífica da crise ucraniana, e de assegurar a estabilidade das cadeias globais de produção e abastecimento."
Xi acrescentou que o recém-publicado plano de paz para a Ucrânia leva em conta as preocupações de todos os lados, e reflete, na medida do possível, o ponto de vista da comunidade internacional para superar a crise. Para isso, sugeriu, será necessário que todos os lados sejam orientados pelo conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e continuem o diálogo e as consultas de forma equitativa, prudente e pragmática.
"O ano [chinês] começa na primavera, e o sucesso começa com a ação. Há boas razões para acreditar que a China e a Rússia, como companheiros de viagem no desenvolvimento e renascimento, contribuirão muito para o progresso da civilização humana", conclui o presidente chinês.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала