- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índice de aprovação de Macron cai para 28% em meio à reforma previdenciária, aponta pesquisa

© AFP 2023 / STEPHANE MAHEO presidente francês Emmanuel Macron gesticula enquanto fala com alunos em uma sala de aula durante uma sessão de prevenção do papilomavírus (infecção por HPV) enquanto visita a Escola Secundária Jean Lartaut em Jarnac, oeste da França, 28 de fevereiro de 2023
O presidente francês Emmanuel Macron gesticula enquanto fala com alunos em uma sala de aula durante uma sessão de prevenção do papilomavírus (infecção por HPV) enquanto visita a Escola Secundária Jean Lartaut em Jarnac, oeste da França, 28 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2023
Nos siga no
O índice de aprovação do presidente francês Emmanuel Macron caiu para 28%, um nível inédito desde os protestos dos coletes amarelos em 2019, mostrou uma pesquisa do IFOP encomendada pela mídia francesa Le Journal du Dimanche, neste domingo (19).
De acordo com o jornal francês, o declínio da aprovação do presidente ocorreu após a decisão de Macron de invocar o Artigo 49.3 da Constituição francesa, no início desta semana, que permitia ao governo anular o parlamento para aumentar a idade de aposentadoria.
A pesquisa online foi realizada entre 1.928 cidadãos franceses adultos de 9 a 16 de março de diferentes segmentos populacionais. A margem de erro situou-se em 1%-2,3%.
Em janeiro, a primeira-ministra francesa Elisabeth Borne divulgou um esboço da reforma previdenciária que o governo planeja adotar em 2023. No projeto de reforma, as autoridades francesas pretendem aumentar gradualmente a idade de aposentadoria no país de 62 anos em três meses por ano, começando a partir de 1º de setembro de 2023. Em 2030, a idade de aposentadoria chegará a 64 anos.
O projeto de reforma causou uma reação maciça na sociedade francesa. Já houve sete greves gerais e centenas de manifestações na França nos últimos dois meses, com mais de um milhão de participantes. Durante os protestos, muitas vezes ocorreram confrontos entre a polícia e os manifestantes.
Um manifestante segura um cartaz onde se lê: Macron, desdenhoso da república, durante uma manifestação em Paris, França, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Panorama internacional
Governo Macron eleva idade para aposentadoria sem votação no Parlamento e gera revolta nas ruas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала