- Sputnik Brasil, 1920
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

Quais países reconhecem o TPI e quais não?

Nos siga no
Tribunal Penal Internacional (TPI) é o primeiro tribunal penal internacional permanente, cujo objetivo é julgar as pessoas responsáveis por crimes contra direitos humanos.
O órgão foi estabelecido em Haia pelo Estatuto de Roma e começou oficialmente seu trabalho no dia 1º de julho de 2002. No entanto, sua jurisdição está reduzida aos 123 países signatários do Estatuto, ou seja, são somente esses países que podem ter pessoas sob julgamento da Corte.
Veja no infográfico da Sputnik quais países reconhecem o Tribunal Penal Internacional e quais não o fazem.
Em 17 de março, a câmara de pré-julgamento do TPI emitiu um mandado de "prisão" ao presidente russo Vladimir Putin e à ombudsman infantil russa Maria Lvova-Belova, acusando-os de "retirada ilegal de crianças da Ucrânia".
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, bem como a representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, ressaltaram que a formulação da questão é "ultrajante e inaceitável", já que a Rússia não faz parte do Estatuto de Roma, assim, quaisquer decisões do TPI são nulas do ponto de vista legal.
A Federação da Rússia assinou o Estatuto de Roma em 2000, contudo, não o ratificou. Em 2016, o país saiu do Tribunal Penal Internacional após sua reunificação com a Crimeia ter sido considerada por diversos Estados como "anexação".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала