- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: importância da amizade Rússia-China se torna mais perceptível em ambiente mundial complexo

© AFP 2023 / How Hwee YoungBandeiras da Rússia e China durante a reunião de Vladimir Putin e Xi Jinping
Bandeiras da Rússia e China durante a reunião de Vladimir Putin e Xi Jinping - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Nos siga no
O significado da amizade entre a China e a Rússia no atual ambiente internacional difícil e turbulento está se tornando ainda mais visível, os dois países têm ainda mais oportunidades para aprofundar sua cooperação, aponta o jornal chinês Global Times.
O presidente chinês Xi Jinping visitará a Rússia de 20 a 22 de março a convite do presidente russo Vladimir Putin, e os líderes discutirão o desenvolvimento da parceria entre a Rússia e a China.
A visita do líder chinês será sua primeira viagem ao exterior após sua reeleição para o cargo de chefe de Estado para um terceiro mandato. O jornal observa que Xi Jinping escolheu a Rússia como o local de sua primeira visita de Estado, como fez depois de ser eleito presidente da China em 2013.
Os autores do artigo acreditam que "a visita à Rússia reforçará ainda mais a confiança mútua estratégica e a cooperação mutuamente benéfica entre Pequim e Moscou, o que [...] também trará maior confiança à comunidade internacional diante de inúmeros riscos. Esta será uma visita de paz, amizade e cooperação".
Nota-se que, no contexto da escalada da crise ucraniana e do aumento da tensão geopolítica em todo o mundo, a visita atraiu uma atenção especial da comunidade internacional.

"Deve-se notar que os líderes da China e da Rússia mantêm uma profunda amizade pessoal e contatos frequentes, os líderes dos dois países geralmente se visitam anualmente", acrescentou o jornal.

Ressalta-se que durante esta visita será dada especial atenção ao avanço do desenvolvimento constante das relações bilaterais em alto nível.
O presidente chinês Xi Jinping faz um discurso na cerimônia de encerramento do Congresso Nacional Popular da China em Pequim, 13 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
O que é Iniciativa da Civilização Global apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping?

"Por outras palavras, com ou sem a crise ucraniana, os líderes da China e da Rússia manterão trocas e interações normais. Em essência, isso se deve ao fato de que os dois países estabeleceram uma base política, econômica e cultural sólida, e o fortalecimento e aprofundamento das relações sino-russas atende aos principais interesses dos dois povos", lê-se no artigo.

Ao mesmo tempo, o jornal apontou que "a China e a Rússia apoiam a multipolarização e a democratização das relações internacionais, que também é um desejo compartilhado pela comunidade internacional".
Foi apontado que a cooperação estratégica entre os dois países continua a se expandir, criando o modelo de um novo tipo de relações entre grandes países.
O artigo enfatiza especificamente que as relações sino-russas são representadas por "um novo tipo de relacionamento entre grandes países, em desenvolvimento entre a China e a Rússia, que iluminou o mundo, em grande contraste com o comportamento de alguns países".
"As relações sino-russas resistiram ao teste do tempo e escreverão um capítulo significativo de um novo tipo de relações entre grandes potências baseadas na honestidade e na transparência", ressaltou o Global Times.
Em Moscou, o presidente da China, Xi Jinping (à esquerda), cumprimenta o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 5 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
MRE da China: relações sino-russas se baseiam nos princípios de não alinhamento e não confrontação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала