- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA tentam convencer Honduras a desistir de trocar diplomacia com Taiwan para China: 'Cumpre pouco'

© AFP 2023 / Mídia AssociadaAs bandeiras nacionais de Honduras e Taiwan são vistas na Praça da República da China em Tegucigalpa em 15 de março de 2023
As bandeiras nacionais de Honduras e Taiwan são vistas na Praça da República da China em Tegucigalpa em 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Nos siga no
Segundo fontes ouvidas pela mídia, Washington ainda tenta persuadir o país da América Central a mudar de ideia uma vez que a falta de um acordo formal deixa a porta aberta para esperança de que Honduras mude seu posicionamento.
Na quarta-feira (15) a presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou em seu Twitter que o governo hondurenho buscará estabelecer relações diplomáticas com a China, o que, automaticamente implica em romper relações com Taiwan, conforme noticiado.
Após o anuncio, os Estados Unidos estão tentando desencorajar Honduras de seguir seu plano de mudar a lealdade diplomática de Taipé para Pequim, disseram fontes próximas ao assunto citadas pela Reuters.
Militares da Força Aérea taiwanesa se preparam para carregar mísseis antinavio Harpoon AGM-84 feitos pelos EUA em frente a um caça F-16V durante um exercício na base da Força Aérea de Hualien em 17 de agosto de 2022, Taiwan - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2023
EUA aprovam possível venda de munições para caças F-16 a Taiwan
Autoridades dos EUA e de Taiwan dizem que, embora o anúncio não tenha sido surpreendente, dada a posição de campanha de Castro, o tweet e seu momento os pegaram desprevenidos.
Diante do cenário, antigos e atuais funcionários norte-americanos foram rápidos em argumentar que muitos países que fizeram a mudança não colheram os benefícios econômicos que esperavam.

"Os países devem saber que 'não é dinheiro para nada e garotas de graça'", disse o diplomata John Feeley que já foi embaixador dos EUA no Panamá, reiterando um ponto de vista que Washington continuou a fazer de que a "China promete demais e cumpre de menos".

Do lado chinês, a afirmação é contestada, e o Ministério das Relações Exteriores do país disse na quinta-feira (16) que ex-aliados de Taiwan, como Panamá, República Dominicana e El Salvador, viram "desenvolvimento rápido" nas relações bilaterais, trazendo-lhes "benefícios tangíveis".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала