- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Usina nuclear dos EUA admite vazamento radioativo de água contaminada

CC BY 2.0 / / RadioactiveSímbolo de perigo de radiação
Símbolo de perigo de radiação - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Nos siga no
Nessa quinta-feira (16), a empresa Xcel Energy anunciou que foi detectado o vazamento de mais de 1,5 milhão de litros de água contaminada com trítio, elemento radioativo, na usina nuclear de Monticello, região próxima à cidade de Minneapolis, no norte dos EUA.
A Agência de Controle de Poluição de Minnesota (MPCA, na sigla em inglês) declarou que cerca de 400 mil galões de água com trítio vazaram a partir de um cano quebrado na instalação.

"Sabíamos que havia uma presença de trítio em um poço de monitoramento, no entanto, a Xcel ainda não havia identificado a fonte do vazamento e sua localização", disse o porta-voz da MPCA, Michael Rafferty, em um comunicado à mídia americana.

Autoridades locais indicaram que o vazamento "não representa perigo para a saúde e segurança da comunidade local ou para o meio ambiente", e que ele não chegou ao rio Mississippi nem a fontes de água potável. A estação de Minnesota fica a cerca de 35 milhas a montante do rio, que fornece 23% da água potável do país.
O acidente foi descoberto ainda em novembro de 2022, mas é relatado que a agência só o divulgou agora porque as autoridades queriam primeiro obter conhecimento adicional sobre a situação antes de informar o público.
"Agora que temos todas as informações sobre onde o vazamento ocorreu, quanto foi liberado nas águas subterrâneas e que as águas subterrâneas contaminadas se moveram além do local original, estamos compartilhando essas informações."
A substância radioativa trítio de ocorrência natural é considerada uma fonte relativamente fraca de radiação beta, mas ainda apresenta riscos à saúde se inalada em grandes quantidades. De acordo com a Comissão Reguladora Nuclear, o trítio não viaja muito e não pode penetrar na pele.
Um comunicado emitido pelos funcionários do Departamento de Saúde de Minnesota conseguiu recuperar cerca de 20% da contaminação através de poços de extração, com água contaminada sendo regularmente bombeada das águas subterrâneas.
A Xcel está considerando construir tanques de armazenamento acima do solo para conter qualquer água poluída que as autoridades consigam recuperar do local. No entanto, essa iniciativa pode levar mais de um ano, pois o projeto deve primeiro ser liberado pelos reguladores estaduais.
O "estado da marmota" alberga duas usinas nucleares e não é estranho a derramamentos da variedade radioativa. Na verdade, sua usina de Monticello relatou vazamentos anteriormente em 1981 e 2009.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала