- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: fornecimento de caças poloneses a Kiev causará mais problemas para os ucranianos

© AP Photo / Ministério da Defesa da LituâniaNo espaço aéreo de Vilnius, na Lituânia, caças F-16 poloneses durante missão da OTAN, em 25 de janeiro de 2022
No espaço aéreo de Vilnius, na Lituânia, caças F-16 poloneses durante missão da OTAN, em 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Nos siga no
O fornecimento de aeronaves de combate à Ucrânia por países do Ocidente, incluindo a Polônia, aumenta seu envolvimento direto no conflito, mas não pode influenciar o resultado da operação especial russa e causará problemas adicionais para os próprios ucranianos, disse o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov.
Anteriormente, o presidente polonês Andrzej Duda disse que a Ucrânia receberá os primeiros quatro caças MiG-29 de Varsóvia nos próximos dias. Além disso, na sexta-feira (17), o governo eslovaco aprovou a transferência de caças MiG-29 para a Ucrânia.
"É claro que o fornecimento deste equipamento, como temos dito repetidamente, não pode afetar o resultado da operação militar especial, mas pode deixar desgraças adicionais para a própria Ucrânia e para o povo ucraniano", disse Peskov.
De acordo com porta-voz presidencial russo, este é mais um exemplo de como vários Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo a Polônia, estão aumentando seu envolvimento direto no conflito.
Entretanto, Peskov ressaltou que todo esse equipamento estaria sujeito à destruição durante a operação militar especial.
Anteriormente, em uma entrevista à Sky News, o líder polonês apelou à OTAN para fornecer jatos modernos à Ucrânia em algum momento no futuro, mas disse que os MiG mais antigos poderiam ser enviados.
Soldado russo em veículo blindado - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Operação militar especial russa
Forças da Rússia eliminam até 135 militares ucranianos, 1 sistema de radar e 1 depósito de munições
Anteriormente, Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse que a entrega de aeronaves da OTAN à Ucrânia, e sua manutenção no território da aliança, significará uma entrada direta da aliança militar na guerra contra a Rússia.
Além disso, a Rússia já remeteu uma nota aos países da OTAN sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала