- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ante crise ucraniana, mundo está ameaçado por um novo conflito pelos recursos, alertam analistas

CC0 / Unsplash / Plataforma de petróleo (imagem de referência)
Plataforma de petróleo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Nos siga no
No contexto da crise ucraniana e das ações dos países ocidentais, que restringiram o fornecimento de combustível russo, o mundo está ameaçado por um novo conflito sobre recursos, declarou o jornal japonês Mainichi Shimbun.
Comparando a situação atual com a crise do combustível após a Guerra Árabe-Israelense de 1973, que aumentou e muito os preços do petróleo, os autores e especialistas entrevistados pelo jornal concluíram que o mundo precisava de cooperação em áreas de importância para todos os países.

"No futuro, a Europa, os EUA e o Japão competirão por recursos escassos e produtos agrícolas. Em outras palavras, está diretamente relacionado à segurança econômica", disse Takahiro Suzuki, consultor em estratégia de gestão, aos jornalistas.

Outro especialista, o diretor do Instituto de Economia e Energia, Ken Koyama, também observou que a fragmentação global do mercado energético pode levar a novos picos de preços.

"Eu acho que a lição a ser tirada dessas duas crises – uma há 50 anos, a outra agora – é que a cooperação internacional deve ser mantida. Esqueça isso, vamos enfrentar sérias consequências", declarou Koyama.

Anteriormente, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman Al Saud, afirmou que a política implementada pelo Ocidente de limitação do preço ao petróleo russo faz crescer os riscos no mercado petrolífero e provoca incerteza, em um momento em que a estabilidade é necessária.
Uma política semelhante inevitavelmente fará aumentar a instabilidade e a volatilidade do mercado, bem como afetará negativamente a indústria do petróleo, concluiu bin Salman.
Em 5 de dezembro de 2022, entraram em vigor as sanções ocidentais contra o petróleo russo: a União Europeia parou de aceitar o petróleo transportado por via marítima, e os países do G7, Austrália e a UE impuseram um teto de preço de US$ 60 por barril ao petróleo russo transportado por mar, proibindo as empresas internacionais de transportarem e fazerem seguros a cargas de petróleo que superem esse limite.
Uma estação de bombeamento de petróleo da empresa Tatneft na região de Almetyevsk, no Tartaristão - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023
Panorama internacional
Arábia Saudita adverte que recusará fornecer petróleo aos países que imponham teto de preços
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала