- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: Ucrânia não deve esperar poder produzir combustível nuclear

© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyReatores da usina nuclear de Zaporozhie
Reatores da usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Nos siga no
A Ucrânia não deve esperar dominar a tecnologia de produção de combustível nuclear, pois a Westinghouse dificilmente a transferirá para Kiev mesmo para "montagem com chaves de fenda", disse Aleksandr Uvarov, editor-chefe da AtomInfo.ru, à Sputnik.
A Ucrânia, está planejando lançar, juntamente com a Westinghouse dos EUA, a produção de combustível nuclear que substituirá o combustível russo no mercado europeu, disse anteriormente o Ministério de Energia da Ucrânia.
"Entretanto não há certeza que a Westinghouse vá transferir esta tecnologia para a Ucrânia, porque isso não lhe dará nenhuma vantagem financeira. Portanto, na realidade, provavelmente não haverá nada mais do que a produção da parte não nuclear das cápsulas de combustível: as chamadas cabeças e hastes", disse Uvarov.
Segundo ele, a produção de combustível nuclear é um processo de alta tecnologia, e a Ucrânia não tem capacidade própria para produzir conjuntos de combustível.
"Assumindo que a Ucrânia planeja desenvolver seu próprio combustível nuclear, levará pelo menos dez anos apenas para introduzi-lo na usina nuclear, pois o novo combustível tem que passar por um ciclo completo de qualificação em unidades geradoras operacionais," concluiu ele.
Recentemente, o Ministério da Energia da Ucrânia disse que Kiev já iniciou a fabricação de componentes das unidades de combustível da série VVER-1000 (reator a água pressurizada), com planos de produzir futuramente combustível para as unidades VVER-440.
Combustível nuclear irradiado (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
Ucrânia planeja iniciar produção de combustível nuclear, informa Ministério da Energia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала