- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tentativa de julgar supostos crimes militares da Rússia provoca 'guerra' no governo dos EUA

© AP Photo / Peter DejongTribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos
Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Nos siga no
A intenção da administração Biden de enviar provas de "crimes de guerra" russos ao Tribunal Penal Internacional enfrenta oposição do Pentágono, uma situação que provocou críticas de organizações de direitos humanos.
A suposta decisão do Pentágono de não permitir à administração Biden de enviar provas de supostos crimes de guerra russos na Ucrânia para o Tribunal Penal Internacional (TPI) para Haia, nos Países Baixos está provocando uma controvérsia nos EUA, escreve na quarta-feira (15) o portal Military Times.
Tal acontece apesar do Congresso dos EUA ter aprovado restrições mais brandas para o governo dos EUA ajudar o órgão internacional quanto às acusações.
Os líderes militares, incluindo Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, estão entre aqueles que se opõem a fornecer tais provas, temendo que isso criará um precedente para o tribunal acusar cidadãos norte-americanos.
Ao mesmo tempo, as agências de inteligência, o Departamento de Estado e o Departamento de Justiça têm demonstrado apoio ao compartilhamento de tais informações ao TPI.
Quando o TPI foi fundado em 1998, Washington tentou impedir a acusação de quaisquer cidadãos em países que não eram parte do Estatuto de Roma, o tratado fundador do tribunal internacional. O governo dos Estados Unidos perdeu esse debate.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, faz uma pausa enquanto fala durante uma coletiva de imprensa no Pentágono em Washington, 18 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2023
Operação militar especial russa
Casa Branca: recusa de Austin em trabalhar com o TPI na Ucrânia pode prejudicar o moral, diz mídia
Desde então, qualquer pessoa, independentemente da cidadania, que seja acusada de um crime de guerra em um país que tenha assinado o Tribunal Penal Internacional, pode ser investigada e processada pelo tribunal. Os EUA nunca assinaram o TPI.
"Não é assim que funciona. A questão de saber se o tribunal tem jurisdição em situações [envolvendo cidadãos dos EUA] foi resolvida há 25 anos", disse Adam Keith, diretor de responsabilidade da Human Rights First, ao Military Times, citando um caso dos líderes rebeldes ruandeses Sylvestre Mudacumura e Bosco Ntaganda por supostos crimes de guerra cometidos na República Democrática do Congo. O TPI emitiu em 2012 um mandato de prisão por terem cometido crimes em um Estado-membro do Estatuto de Roma.
Kenneth Roth, antigo diretor executivo da Human Rights Watch, também argumentou que o Pentágono estava "desrespeitando" o resto do governo dos Estados Unidos ao continuar bloqueando o compartilhamento de provas entre o Pentágono e o TPI.
Em 2001, o Congresso aprovou a Lei de Proteção dos Membros do Serviço Americano, que restringiu o apoio ao TPI e impediu que as forças dos EUA participassem das missões de manutenção da paz. Mais tarde, o Congresso dos EUA emendou a lei, entretanto, e aliviou as restrições no projeto de lei de dotações para o ano fiscal de 2023, que foi aprovado em dezembro de 2022. O governo dos EUA poderia ajudar o TPI "somente eminvestigações e processos de pessoas estrangeiras por crimes [...] relacionados com a [s]ituação na Ucrânia", lê-se na legislação.
Andrei Kostin, procurador-geral da Ucrânia, declarou em 1º de fevereiro que as autoridades ucranianas contaram mais de 65.000 crimes de guerra cometidos pela Rússia desde o começo da operação militar especial.
"Manter os [EUA] distantes do TPI em situações como esta não proporciona a proteção que o Departamento de Defesa deseja, mas ele amarra as mãos do governo dos EUA na Ucrânia [...] onde os [EUA] deveriam estar ajudando a prestar contas pela atrocidade em massa. Também torna mais difícil levar a sério a ideia de que [os EUA] estão comprometidos com a justiça ou com a 'ordem internacional baseada em regras'", resumiu Keith.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала