- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia não busca confronto com os EUA após incidente com drone no mar Negro

© AP Photo / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala durante briefing sobre política externa, em Moscou, na Rússia, em 20 de janeiro de 2022
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala durante briefing sobre política externa, em Moscou, na Rússia, em 20 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Nos siga no
Moscou não quer um confronto com os Estados Unidos após o incidente com o drone que caiu no mar Negro, declarou a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. Ela acrescentou que "é importante manter as linhas de comunicação abertas" e a Rússia o faz.
"Não buscamos um confronto, somos a favor de uma cooperação pragmática em benefício dos povos de nossos países, mas ao mesmo tempo somos capazes de defender esses interesses", disse Maria Zakharova à imprensa.
Na terça-feira (14), o Ministério da Defesa da Rússia informou que a Força Aeroespacial detectou o drone norte-americano MQ-9 enquanto este se aproximava da península da Crimeia e se dirigia para a fronteira russa, violando o regime provisório de uso do espaço aéreo no mar Negro, estabelecido em conexão com a operação militar especial russa na Ucrânia e publicado de acordo com os padrões internacionais.
As forças de defesa aérea levantaram os caças no ar para identificar o infrator, mas os aviões "não usaram armas no ar, não fizeram contato com o veículo aéreo não tripulado [UAV na sigla em inglês] e retornaram com segurança ao campo de pouso", e o drone caiu na água após uma manobra súbita.
Por sua vez, o Comando Europeu dos EUA denunciou que um avião de combate russo Su-27 durante uma interceptação "insegura e pouco profissional" atingiu a hélice do drone MQ-9 "que operava no espaço internacional sobre o mar Negro".
Drone MQ-1C Warrior UAV das Forças Aéreas dos EUA (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Panorama internacional
Kremlin: drone MQ-9 será retirado do mar Negro se os militares russos o considerarem necessário
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала