- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exercícios conjuntos do Irã, Rússia e China podem criar aliança equilibrando OTAN, diz analista

© AP Photo / Exército IranianoNesta foto do Exército Iraniano, navios de guerra navegam no mar de Omã durante o segundo dia dos jogos de guerra naval conjuntos do Irã, Rússia e China, 28 de dezembro de 2019.
Nesta foto do Exército Iraniano, navios de guerra navegam no mar de Omã durante o segundo dia dos jogos de guerra naval conjuntos do Irã, Rússia e China, 28 de dezembro de 2019. - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Nos siga no
A agência de notícias Sputnik perguntou ao especialista militar iraniano Mohammad-Hassan Sangtarash quais são as implicações por trás dos exercícios navais conjuntos do Irã, Rússia e China no mar Arábico.
Anteriormente, foi relatado que a fase ativa do exercício naval trilateral entre a Rússia, a China e o Irã com disparos de artilharia prática começa na quinta-feira (16).
O exercício conjunto Maritime Security Belt-2023 (Cinto de Segurança Marítima) ocorre nas águas do mar Arábico, próximo ao porto iraniano de Chabahar.
Marinheiros dos três países vão praticar a liberação de um navio capturado, ajuda a navios em perigo e uma série de outras tarefas.
Segundo o especialista, o Ocidente está realizando uma guerra mundial híbrida contra estes países.

"O Ocidente, ao criar alianças militares na Ásia Oriental e criar uma crise em Taiwan, procura limitar o poder naval da China e mudar o mapa geopolítico e geoeconômico, por um lado, e, por outro, tenta enfraquecer o poderio da Rússia e do Irã", disse.

De acordo com ele, em tal situação, a China, a Rússia e o Irã, que compartilham objetivos comuns, vão tomar medidas para fortalecer a base de defesa uns dos outros, repelir ameaças potenciais e prevenir guerras através da construção de um poderio militar conjunto.

"Tais exercícios poderiam preparar o caminho para a formação de uma aliança de defesa militar dentro da Organização para Cooperação de Xangai [SCO na sigla em inglês], envolvendo outros Estados-membros da organização como um contrapeso à aliança ocidental [OTAN]", sugere o analista.

Ele observa que, em termos de geografia militar, a área do exercício é um local muito sensível. Por um lado, está presente a Quinta Frota da Marinha norte-americana, sendo uma zona de atividade do Comando Central dos EUA (USCENTCOM), tal como a coalizão marítima Combine Task Force que inclui o Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, Paquistão, Itália, Dinamarca e Estados Unidos.
Por outro lado, os piratas e contrabandistas de drogas também se tornaram ativos na área, bem como grupos terroristas transnacionais.

"Portanto, o Irã, a Rússia e a China estão bem posicionados para enfrentar as ameaças emergentes, se apoiando em suas capacidades na área da diplomacia de defesa ([ou seja], exercícios militares conjuntos) e estabelecendo relações pacíficas com as potências regionais", concluiu especialista militar.

Nesta foto de arquivo fornecida pela Marinha dos EUA, o submarino de ataque rápido da classe Virginia USS Missouri (SSN 780) parte da Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam para uma implantação programada na área de responsabilidade da 7ª Frota, 1º de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Panorama internacional
Ex-primeiro-ministro australiano critica compra de submarinos via AUKUS: 'Pior negócio da história'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала