Buenos Aires considera comprar caça sino-paquistanês JF-17 Thunder

© flickr.com / Umar KalimO PAK JF-17 Thunder do Paquistão, também chamado de CAC FC-1 Xiaolong ou "Fierce Dragon" (dragão feroz), é um avião de combate leve, monomotor e multifuncional desenvolvido a partir de uma joint venture entre o Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC, na sigla em inglês) e a Corporação Aeronáutica de Chengdu (CAC, na sigla em inglês) da China
O PAK JF-17 Thunder do Paquistão, também chamado de CAC FC-1 Xiaolong ou Fierce Dragon (dragão feroz), é um avião de combate leve, monomotor e multifuncional desenvolvido a partir de uma joint venture entre o Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC, na sigla em inglês) e a Corporação Aeronáutica de Chengdu (CAC, na sigla em inglês) da China - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Nos siga no
A Argentina deve comprar em breve o JF-17 Thunder da China, um caça avançado desenvolvido em conjunto com o Paquistão e projetado para exportação.
A embaixada da Argentina em Pequim anunciou no início desta semana que um grupo de oficiais da defesa liderados pelo ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, se reuniu com o embaixador da Argentina na China, Sabino Vaca Narvaja, para promover a cooperação com Pequim na área da Defesa.

Entre as linhas de cooperação em discussão está a aquisição do jato de combate JF-17 e veículos blindados 8x8 da China, afirmou a embaixada.

O JF-17 é um projeto conjunto da Corporação Aeronáutica de Chengdu da China e do Complexo Aeronáutico do Paquistão, que estreou em 2007. Ele foi projetado para ser eficaz pelo seu baixo custo — metade do F-16 —, mas com capacidades aproximadamente equivalentes, além da velocidade. Ele substituiu grande parte da frota aérea do Paquistão da década de 1960 quando entrou em serviço e, desde então, foi comprado por Mianmar e Nigéria, com vários outros compradores em vários estágios de discussão.
Buenos Aires se interessou pelo JF-17 pelo menos desde 2013, quando o caça fez sua aparição no Paris Air Show. Seus esforços para comprar aeronaves de outros fabricantes foram amplamente frustrados pelo Reino Unido, com quem a Argentina travou uma guerra em 1982 pelas Ilhas Malvinas (Falkland).
Como resultado, a Força Aérea argentina depende fortemente de uma versão altamente modificada do A-4 Skyhawk, um caça-bombardeiro da Marinha dos Estados Unidos da década de 1950, equipado com aviônicos modernos do F-16.
Buenos Aires também está considerando outros caças de exportação de vários outros vendedores, incluindo o HAL Tejas feito pela Índia, o Sukhoi Su-35 feito pela Rússia, e F-16s de segunda mão oferecidos pela Dinamarca, mas originalmente fabricados pela General Dynamics nos Estados Unidos.
Soldados do Exército da Coreia do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2023
Coreia do Sul aprova compra de caças e mísseis dos Estados Unidos, segundo mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала