- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

AIEA investiga desaparecimento de 2,5 toneladas de urânio na Líbia

© AP Photo / Heinz-Peter BaderO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, discursa em uma coletiva de imprensa durante uma reunião do Conselho de Governadores da AIEA em Viena, Áustria, na segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, discursa em uma coletiva de imprensa durante uma reunião do Conselho de Governadores da AIEA em Viena, Áustria, na segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2023
Nos siga no
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está investigando o desaparecimento de 2,5 toneladas de urânio armazenado na Líbia e sua localização atual, informaram à Sputnik representantes da agência.
Especifica-se que os inspetores da AIEA, durante as atividades de verificação em 14 de março, descobriram que dez barris contendo cerca de 2,5 toneladas de urânio natural na forma de concentrado de minério de urânio não estavam, como foi anteriormente declarado, em uma das instalações na cidade de Seba, Líbia.
Rafael Grossi, diretor-geral da agência, informou disso os Estados-membros da AIEA na quarta-feira (15).

"As posteriores ações da agência envolverão o esclarecimento das circunstâncias que envolvem a remoção do material nuclear e sua localização atual", disse a AIEA à Sputnik.

Segundo a Associated Press (AP), cada tonelada dessas substâncias pode ser convertida em 5,6 kg de material necessário para construir uma bomba atômica.
Desde que o líder líbio Muammar Kadhafi foi derrubado e morto em 2011, em Seba está instalado um vazio de poder, com uma rota de migração ilegal atravessando a cidade e, segundo a ONU, casos de tráfico de escravos.
Nos últimos anos, a cidade tem sido geralmente controlada pelo Exército Nacional Líbio do marechal de campo Khalifa Haftar.
Urânio no barril (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023
Panorama internacional
Proibir fornecimento de urânio russo aos EUA atingiria duramente sua indústria, diz especialista
No total, de acordo com várias estimativas, as autoridades líbias acumularam cerca de mil toneladas de concentrado de urânio durante o governo de Kadhafi (1969-2011).
Em 2003, após a invasão dos EUA no Iraque, ele revelou à comunidade internacional o desenvolvimento do programa nuclear da Líbia e em 2009 os inspetores internacionais retiraram do país os últimos estoques de urânio enriquecido.
Contudo, de acordo com a ONU, cerca de 6,4 mil barris de concentrado de urânio estavam armazenados em Seba em 2013.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала