- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pesquisa revela que mais de 70% da população de Angra dos Reis é favorável ao uso de energia nuclear

Porto de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio
Porto de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio  - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023
Nos siga no
Sondagem elaborada pela Eletronuclear em Angra mostrou que 71% dos entrevistados são favoráveis ao uso da energia para produção de eletricidade.
Na manhã de ontem (14), durante o evento Nuclear Communication 2023 promovido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) em conjunto à Eletronuclear foi divulgada uma pesquisa inédita mostrando que 71% dos entrevistados do município de Angra são favoráveis ao uso da energia nuclear para geração de eletricidade.
O estudo foi divulgado pelo superintendente de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antonio Alves, o qual afirmou que além de Angra, outros municípios vizinhos, Paraty (63%) e Rio Claro (67%), têm percepção semelhante, porém um pouco mais reduzida, sobre o uso de energia nuclear.
Ainda assim, os números são bastante elevados quando confrontados com o índice nacional (39%) aferido em pesquisa realizada em 20 capitais em 2021. Nesse mesmo estudo, cabe apontar que o índice de entrevistados que não tem opinião (28%) praticamente empata, dentro da margem de erro, com o de desfavoráveis (33%).
Usina nuclear Angra 1, à esquerda, e usina nuclear Angra 2, à direita (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Notícias do Brasil
Vale a pena prolongar a vida útil de Angra 1 e outras usinas nucleares?
O encontro de terça-feira (14) discutiu os desafios da comunicação de alta performance no setor nuclear com a presença das principais empresas do segmento e associadas da ABDAN.
A área nuclear também tem se movimentado na esfera política, uma vez que estava presente no evento o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), o qual destacou os benefícios econômicos que os projetos nucleares podem trazer para a economia do estado do Rio de Janeiro.
O parlamentar anunciou que terá nesta quarta-feira (15) uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da retomada das obras de Angra 3 e da construção da futura usina de Angra 4. Lopes também discutirá esses mesmos temas na quinta-feira (16) com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
A atividade nuclear ainda encontra bastante resistência uma vez que os acidentes de Chernobyl e Fukushima ainda permeiam o imaginário da população.
Para Valéria Pastura, do Instituto de Engenharia Nuclear, a desinformação deve ser combatida pelos profissionais do setor. Já para Inayá Lima, da graduação em Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio Janeiro, para desmistificar a fonte, é preciso atuar na educação de base, indo além do ensino superior. "Sem educação, não vamos fazer desmistificação", apontou Lima segundo o Canal Energia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала