Astrofísico mostra como uma pequena mudança em nosso Sistema Solar poderia 'quebrá-lo'

© Foto / Pixabay / WikiImagesRepresentação gráfica do Sistema Solar
Representação gráfica do Sistema Solar - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023
Se houvesse um planeta entre Marte e Júpiter, teria sido capaz de empurrar a Terra para fora do Sistema Solar e assim eliminar a vida em nosso planeta.
A esta conclusão chegou o astrofísico da Universidade da Califórnia, Riverside, Stephen Kane, que explicou que seu resultado é parte de um estudo que queria abordar algumas lacunas na ciência planetária.

Por que essa diferença?

O primeiro objetivo era entender por que em nosso Sistema Solar há uma grande diferença de tamanho entre os planetas semelhantes à Terra e os gigantes gasosos. O maior dos planetas terrestres é a Terra, enquanto o menor dos planetas gigantes gasosos é Netuno, que tem um diâmetro quatro vezes maior que a Terra e uma massa 17 vezes maior.
Não há planetas que tenham dimensões intermediárias em comparação com estes.
"Em outros sistemas solares existem muitos planetas com massas entre esses dois limites, planetas que chamamos de super-Terras", explicou Kane.
O outro elemento da pesquisa foi entender por que não há um planeta entre Marte e Júpiter. De fato, "os cientistas planetários afirmam que naquele espaço deveria haver pelo menos um planeta do tipo da Terra".

Simulações

Para resolver esses problemas, Kane fez simulações dinâmicas em computador e, entre outras coisas, quis inserir um planeta entre Marte e Júpiter, e ele fez isso prevendo uma gama de massas diferentes a fim de verificar o que produziria nas órbitas dos planetas mais próximos.
Os resultados, publicados na revista Planetary Science Journal, dizem que um planeta naquele espaço do Sistema Solar seria um grande problema.

"A sua existência teria dado um pequeno impulso gravitacional a Júpiter, mas isso teria sido suficiente para Júpiter desestabilizar todos os outros planetas", explicou Kane. Então, mesmo que haja um planeta nessa posição, ele teria realmente alterado profundamente o Sistema Solar. Portanto, é bom que não haja", acrescentou.

Peso pesado

Júpiter é muito maior do que todos os outros planetas combinados. Sua massa é 318 vezes a da Terra, então sua influência gravitacional é enorme. Se uma estrela passageira ou qualquer outro objeto transitasse perto do Sistema Solar e perturbasse ligeiramente a órbita de Júpiter, todos os outros planetas seriam profundamente afetados.
Dependendo da alteração gravitacional que possa sofrer, Júpiter pode até expulsar Mercúrio, Vênus e Terra do Sistema Solar e, do outro lado, Urano e Netuno.

E a Terra?

Quanto à Terra, mesmo que não seja empurrada para fora do Sistema Solar, haveria uma alteração de sua órbita de tal forma que as condições para sustentar a vida poderiam falhar.
O resultado deste estudo é como planetas gigantes como Júpiter em muitos sistemas solares descobertos nos últimos anos podem afetar a existência ou não da vida em planetas rochosos menores.

"Nosso Sistema Solar é muito mais frágil e finamente organizado do que se pensava anteriormente. Ele funciona como um relógio de engrenagem. Coloque até uma engrenagem extra e tudo quebra", concluiu Kane.

O exoplaneta HD 209458b transita por sua estrela - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023