- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não estão fazendo nada em meio à crescente influência de China e Rússia, adverte Bolton

© AP Photo / Pablo Martinez MonsivaisO ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton gesticula enquanto fala no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, 30 de setembro de 2019
O ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton gesticula enquanto fala no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, 30 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2023
Nos siga no
A administração do presidente Joe Biden não está fazendo nada para neutralizar as medidas tomadas por China, Rússia e seus aliados de estreitamento de seus laços, pondo em risco os interesses dos EUA e minando sua influência global, disse John Bolton, ex-assessor de Segurança Nacional americano.
"Estamos de braços cruzados e os chineses, os russos, o Irã, a Coreia do Norte e vários outros estão se movendo para fortalecer suas relações e nos ameaçar em muitos lugares diferentes", observou Bolton no domingo (12) em uma entrevista à rádio WABC 770.
Ele acrescentou que, enquanto Pequim segue uma estratégia clara, "nós estamos meio que perambulando de um dia para outro".

Bolton, um defensor de longa data do uso da força nas relações políticas e um apelador da mudança de governo em Moscou e Teerã, deu seus comentários na sequência do anúncio na sexta-feira (10) de que a Arábia Saudita e o Irã concordaram em restabelecer laços diplomáticos sob um acordo intermediado pela China. Ele lamentou que o acordo refletia a diminuição da influência dos EUA no mundo.

"É uma indicação de que os sauditas e outros estão tentando proteger suas apostas com a China e a Rússia, porque acham que os EUA não têm a determinação e a firmeza necessárias para fazer o que eles precisam para proteger o mundo conta o Irã e suas intenções", disse Bolton.
Ebrahim Raisi, presidente iraniano, fala com Nikolai Patrushev, presidente do Conselho de Segurança da Rússia (fora da foto) no escritório presidencial em Teerã, Irã, 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023
Panorama internacional
Irã e Arábia Saudita restabelecem relações diplomáticas após 7 anos de pausa
Na sexta-feira (10), o Irã e a Arábia Saudita assinaram um acordo para retomar as relações diplomáticas, com planos de abrir embaixadas dentro de dois meses. Nota-se que a declaração conjunta foi assinada em Pequim após vários dias de negociações entre o chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e seu homólogo saudita.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала