- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'É assim que o capitalismo funciona': Biden descarta ajuda para investidores do banco falido

© AP Photo / Evan VucciPresidente Joe Biden fala sobre o relatório de empregos de fevereiro na sala Roosevelt da Casa Branca, na sexta-feira, 10 de março de 2023, em Washington.
Presidente Joe Biden fala sobre o relatório de empregos de fevereiro na sala Roosevelt da Casa Branca, na sexta-feira, 10 de março de 2023, em Washington. - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2023
Nos siga no
O presidente dos EUA Joe Biden disse na segunda-feira (13), durante um discurso sobre os problemas do sistema bancário estadunidense, que a administração dos bancos falidos será demitida e responsabilizada.

"A administração destes bancos será demitida", afirmou ele.

Biden acrescentou que as autoridades responsabilizariam os culpados pelas falências bancárias.
No entanto, ele garantiu que o sistema bancário do país permanece seguro.
"Os americanos podem ter certeza de que o sistema bancário permanece seguro", apontou.
Biden também expressou confiança de que os contribuintes norte-americanos não sofreriam perdas devido aos problemas das instituições de crédito falidas.
Presidente norte-americano Joe Biden fala sobre sua proposta de orçamento para 2024 no Finishing Trades Institute, Filadélfia, 9 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023
Panorama internacional
Maior dívida da história: como vai o orçamento de Biden lidar com a economia dos EUA?
Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA advertiu que os investidores nos bancos falidos norte-americanos perderão seu dinheiro porque sabiam o que estavam fazendo.

"Os investidores dos bancos não serão protegidos, eles assumiram deliberadamente o risco. Quando o risco não é justificado, os investidores perdem seu dinheiro", explicou ele.

Biden acrescentou que "é assim que o capitalismo funciona".
Entretanto, ele não respondeu a nenhuma das perguntas dos jornalistas e saiu apressadamente logo após a coletiva de imprensa extraordinária.
Uma das perguntas dirigidas a ele foi se ele poderia prometer que o país não vai sofrer uma "reação em cadeia" com a falência do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.
Em resposta, o presidente deixou a sala silenciosamente, fechando a porta atrás dele.
Prédio do Banco de Reserva Federal de Nova York em Manhattan, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2023
Panorama internacional
Autoridades dos EUA fecham 2º banco em apenas 1 semana
Os reguladores do estado da Califórnia fecharam o Silicon Valley Bank em 10 de março. É a maior falência bancária dos EUA desde a crise financeira de 2008.
O colapso do SVB foi ligado a um aumento do spread da Reserva Federal dos EUA, o que levou a uma depreciação dos ativos nos balanços de muitas instituições financeiras. De acordo com a Corporação Federal de Seguro de Depósitos, as perdas acumuladas dos bancos em 2022 atingiram US$ 620 bilhões (R$ 3,24 trilhões).
Além disso, as autoridades fecharam o importante banco Signature Bank, sediado em Nova York, devido aos riscos sistêmicos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала