- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Macron e Sunak debaterão em Paris o desenvolvimento de armas de longo alcance da OTAN

© AP Photo / Kin CheungPrimeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, à direita, e presidente francês, Emmanuel Macron, dão aperto de mãos durante reunião no Palácio do Eliseu em Paris, 10 de março de 2023
Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, à direita, e presidente francês, Emmanuel Macron, dão aperto de mãos durante reunião no Palácio do Eliseu em Paris, 10 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o presidente francês, Emmanuel Macron, discutirão o reforço da cooperação industrial, inclusive um acordo sobre desenvolvimento conjunto de armas de longo alcance de última geração, de acordo com os interesses da OTAN, informou o gabinete britânico.
Trata-se da primeira cúpula franco-britânica realizada nos últimos cinco anos em Paris, em 10 de março, pela primeira vez desde 2018.

"Se espera que, no âmbito das negociações, o primeiro-ministro britânico e o presidente francês concordem em fortalecer ainda mais a cooperação militar e industrial entre o Reino Unido e a França, incluindo um acordo sobre o desenvolvimento conjunto de armas de última geração para ataques de precisão profunda", disse o gabinete de ministros em um comunicado.

O documento destaca que esse tipo de armas de longo alcance é o que "a OTAN precisa para se proteger" da suposta "crescente ameaça" da Rússia. Se observa que Sunak e Macron também concordarão em coordenar ainda mais o fornecimento de armas à Ucrânia e o treinamento dos fuzileiros ucranianos.
De acordo com a agência Bloomberg, entre outros temas principais das negociações estarão o Brexit e o impulso nuclear.
Em relação ao primeiro tópico, a publicação observa que o Reino Unido e a União Europeia (UE) prometeram começar um novo capítulo na semana passada, quando revelaram um acordo para a Irlanda do Norte destinado a acabar com anos de tensões desde a saída do Reino Unido do bloco.
Sunak espera que o acordo possa ser usado como um trampolim para uma maior cooperação em questões como defesa, comércio, energia e migração. A empresa de serviços públicos francesa Electricite de France SA é fundamental para o plano do Reino Unido de entregar oito novos reatores nucleares nesta década.
Um funcionário de Macron disse que garantir os detalhes do financiamento da usina nuclear Sizewell C da EDF seria outro topo da agenda. O Reino Unido quer investidores privados para intervir e coordenar com o Reino Unido poderia ajudar a França a empurrar a energia nuclear a nível da UE, acrescentou o funcionário.
As delegações francesa e britânica estarão representadas em Paris, para além dos seus líderes, pelos titulares de sete ministérios, os de Relações Exteriores, Defesa, Economia, Energia, Meio Ambiente, Transportes e do Interior.
Artilheiros das Forças Armadas da Rússia atingem posições ucranianas com obuseiro D-30 no setor sul da operação militar especial  - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2023
Panorama internacional
Político francês: se torna cada vez mais difícil para o Ocidente esconder os fracassos da Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала