- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Financial Times: EUA pedem para comerciantes mundiais negociarem petróleo russo sem medo

CC0 / Unsplash / Plataforma de petróleo (imagem de referência)
Plataforma de petróleo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2023
Nos siga no
As autoridades dos EUA instaram os maiores comerciantes de commodities a não ter medo de concluir acordos sobre o fornecimento de petróleo da Rússia, que é negociado dentro do teto de preço estabelecido pelo Ocidente, segundo o Financial Times, citando fontes informadas.
Segundo o jornal, os funcionários do Departamento do Tesouro norte-americano realizaram reuniões com executivos e comerciantes da Trafigura e Gunvor. Embora os EUA não impedissem que o petróleo russo fosse negociado de acordo com o teto de preço, os principais comerciantes de petróleo tinham medo de ter contato com a Rússia.
De acordo com um dos participantes do encontro, os americanos "chamaram ativamente" para retomar o comércio de petróleo russo.
Como aponta a publicação, Washington está tentando reduzir as receitas de Moscou com a venda de matérias-primas, mas ao mesmo tempo quer preservar o suprimento de petróleo da Rússia, temendo a interrupção do fornecimento de um dos maiores exportadores.
O porta-voz da Casa Branca declarou ao jornal que eles são encorajados pela estabilidade do mercado de petróleo, apesar do declínio nas recitas da Rússia.
A decisão da União Europeia de impor um embargo tanto aos produtos petrolíferos como ao petróleo foi tomada já no verão europeu passado. As sanções de seis meses contra o petróleo entraram em vigor em 5 de dezembro e as de combustível entraram em vigor dois meses depois, em 5 de fevereiro.
Rússia também preparou suas contrassanções em resposta às ações dos países ocidentais. No final do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto proibindo a exportação de petróleo e produtos petrolíferos russos se o contrato com as partes especificasse direta ou indiretamente um teto de preço.
A proibição do petróleo está em vigor desde 1º de fevereiro, devendo a data para os produtos petrolíferos ser determinada pelo governo. A duração total do decreto é limitada a 1º de julho deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала