- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Congresso dos EUA rejeita projeto que exorta retirar tropas americanas da Síria

© AP Photo / Baderkhan AhmadComboio militar dos EUA passa perto da cidade de Qamishli, norte da Síria (foto de arquivo)
Comboio militar dos EUA passa perto da cidade de Qamishli, norte da Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Nos siga no
A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA rejeitou, na quarta-feira (8), a proposta de resolução apresentada pelo congressista republicano Matt Gaetz de retirar as tropas americanas da Síria.
O projeto de resolução foi apoiado por 103 membros da Câmara dos Representantes, enquanto 321 votaram contra.

"Não há tarefa para os Estados Unidos na Síria. Não somos uma potência do Oriente Médio. Temos tentado construir uma democracia de areia, sangue e milícias árabes. Repetidamente, o trabalho que fazemos não reduz o caos", destacou Gaetz.

Ele também acrescentou que "se Joe Biden quer nos manter na guerra da Síria, então ele deve explicar ao povo americano o porquê, qual é o objetivo e como é vencer. Até lá, todos os membros da Câmara dos Representantes votarão sobre se apoiam ou não a continuação da guerra na Síria".
O projeto de Gaetz, introduzido em fevereiro, implica a retirada de cerca de 900 militares norte-americanos do território sírio ao longo de seis meses. "O Congresso jamais autorizou o uso da força militar na Síria", afirmou o congressista.
Gaetz acrescentou que os Estados Unidos tinham feito todo o necessário para que os terroristas do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) ganhassem força na Síria e no Iraque. "Damos armas a estes chamados 'rebeldes moderados', o que na verdade percebi como um oximoro, e resulta que não são tão moderados", explicou.
Os Estados Unidos apoiam grupos armados curdos na Síria, apesar dos protestos de Damasco. Os militares dos EUA controlam atualmente partes das províncias de Al-Hasakah, Raqqa, Aleppo e Deir ez-Zor, onde estão localizados os maiores campos de petróleo e gás sírios.
O governo sírio não reconhece a chamada administração autônoma do norte e do leste da Síria e chama a presença dos militares dos EUA em seu território de ocupação e roubo de petróleo sírio – pirataria estatal.
Edifícios desmoronados são vistos pelas janelas de uma casa danificada após um terremoto devastador na cidade de Jinderis, província de Aleppo, Síria, 9 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
Panorama internacional
Síria e Irã acusam Israel de 'crime duplo' após jatos israelenses atacarem aeroporto de Aleppo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала