- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ao buscar apoio da Turquia para adesão à OTAN, Suécia tenta aprovar nova legislação de segurança

© AP Photo / Ali UnalO ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, realizam uma coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, 22 de dezembro de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, realizam uma coletiva de imprensa em Ancara, Turquia, 22 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Nos siga no
O país escandinavo está fazendo tudo para ingressar na aliança militar, mas para isso, precisa do aval da Turquia, que recentemente suspendeu as tratativas após queima do Alcorão em frente à embaixada turca em Estocolmo.
Nesta quinta-feira (9), a Suécia enviará um projeto de lei antiterrorismo ao Parlamento na esperança de persuadir a Turquia, membro da OTAN, a levantar objeções à adesão de Estocolmo à Aliança Atlântica.
A nova lei criminalizaria "a participação em uma organização terrorista", disse o governo sueco segundo a Reuters. Um porta-voz do ministro da Justiça sueco, Gunnar Strommer, disse que o governo apresentará seu projeto de lei após aprová-lo formalmente no início do dia.
"Combater o terrorismo é uma parte central do acordo trilateral […] Com a nova legislação que o governo está apresentando agora, a Suécia terá uma ferramenta poderosa para processar pessoas que apoiam o terrorismo", disse Strommer referindo-se a um memorando trilateral sobre os passos para a ratificação turca assinado no ano passado por Turquia, Suécia e Finlândia.
A Suécia pretende que a legislação entre em vigor em junho, mas ainda não foi marcada uma data para a votação dos legisladores suecos sobre o projeto de lei.
Em janeiro, a Turquia interrompeu as negociações sobre as candidaturas de Estocolmo e Helsinque à OTAN depois que um político dinamarquês queimou uma cópia do Alcorão perto da embaixada turca na capital sueca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала