- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Seul aprovou exportação pela Polônia de obuseiros para a Ucrânia, diz mídia

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaProjéteis de 152 mm para obuseiros Msta-S na Ucrânia
Projéteis de 152 mm para obuseiros Msta-S na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Nos siga no
O governo sul-coreano aprovou no ano passado licenças de exportação para a Polônia fornecer à Ucrânia obuseiros Krab, que são construídos com componentes sul-coreanos, disse uma autoridade de aquisição de defesa em Seul à Reuters nesta quarta-feira (8).
Os comentários são a primeira confirmação de que a Coreia do Sul concordou oficialmente em, pelo menos indiretamente, fornecer componentes de armas à Ucrânia para sua luta contra a Rússia.
As autoridades de Seul se recusaram a comentar sobre os obuseiros Krabs, alimentando especulações sobre se a Coreia do Sul havia concordado formalmente ou estava simplesmente olhando para o outro lado.
O departamento de controle de tecnologia da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA, na sigla em inglês) revisou e aprovou a transferência do chassi fabricado na Coreia do Sul do obuseiro, afirmou Kim Hyoung-cheol, diretor da divisão Europa-Ásia do Departamento de Cooperação Internacional.

"Revisamos toda a documentação e possíveis problemas dentro da DAPA [...] então tomamos a decisão de dar licença de exportação para a Polônia", disse ele à Reuters em uma entrevista na sede da DAPA nos arredores de Seul.

Anteriormente, ele ressaltou que a posição do governo é não transferir sistemas de armas para a Ucrânia. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul observou que o obuseiro Krab é composto de componentes de vários países e que a transferência não envolve um sistema completo de armas sul-coreanas.
A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Bandeiras nacionais sul-coreanas hasteadas a meia haste no complexo governamental em Seul, Coreia do Sul, no domingo, 30 de outubro de 2022. Uma massa de jovens, em sua maioria, celebrando as festividades do Halloween em Seul, ficou presa e esmagada quando a multidão se precipitou em um beco estreito, matando dezenas de pessoas e ferindo dezenas de outras no pior desastre da Coreia do Sul em anos. - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia volta a pedir à Coreia do Sul para fornecer armas letais
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала