- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

PIB da África do Sul contrai além das expectativas em meio à crise de eletricidade

© AP Photo / Denis FarrellUm caminhão de carvão (D) passa pela usina de Duvha movida a carvão, perto de Emalahleni (anteriormente Witbank), a leste de Joanesburgo, 17 de novembro 2022
Um caminhão de carvão (D) passa pela usina de Duvha movida a carvão, perto de Emalahleni (anteriormente Witbank), a leste de Joanesburgo, 17 de novembro 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
Nos siga no
A África do Sul teve uma produção econômica mais baixa no quarto trimestre de 2022 em meio a uma crise de eletricidade com cortes contínuos de energia. A crise persiste no país desde 2007. Segundo a mídia, o país experimentou 205 dias de apagões contínuos. em 2022.
O produto interno bruto (PIB) da África do Sul contraiu 1,3% no quarto trimestre de 2022 – mais do que a contração de 0,4% anteriormente prevista pelos analistas – de acordo com novos dados da Agência Estatal de Estatísticas da África do Sul.
A contração ocorre no contexto da escassez de energia elétrica que persiste no país após 15 anos, com cortes de energia atingindo níveis sem precedentes nos últimos meses.
Os dados também mostram que a produção de sete das dez indústrias sul-africanas caiu no período de outubro a dezembro de 2022.
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, reformulou seu gabinete e estabeleceu dois novos ministérios na segunda-feira (6), incluindo o Ministério da Eletricidade, que vai ter a tarefa de resolver a crise de eletricidade do país.
"A principal tarefa do novo ministro será reduzir significativamente a gravidade e a frequência do corte de carga (cortes de energia contínuos) com urgência", disse o presidente Ramaphosa. "Para supervisionar efetivamente a resposta à crise de eletricidade, o ministro nomeado terá responsabilidade política, autoridade e controle sobre todos os aspectos críticos do Plano de Ação de Energia".
Da mesma forma, a África do Sul está buscando modernizar seu sistema de energia, continuando seus esforços para fazer a transição para energia verde sob o acordo climático de Paris de 2015. No mês passado, um importante fornecedor privado de carvão da estatal sul-africana Eskom anunciou a futura construção de um parque eólico de 155 megawatts.
Um homem caminha sob as linhas de energia elétrica no Parque Nomzamo, Soweto, África do Sul, 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2022
Panorama internacional
Maior fornecedor de eletricidade da África do Sul alerta que falta de energia deve continuar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала