- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tanques franceses AMX-10RC chegarão à Ucrânia 'nos próximos dias'

CC BY-SA 4.0 / / AMX-10 RC de l'Armée de terreOs tanques leves de rodas AMX-10RC
Os tanques leves de rodas AMX-10RC - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Nos siga no
Os tanques AMX-10RC que a França enviou à Ucrânia chegarão "nos próximos dias", informou o chefe da Direção-Geral de Armamento do Ministério da Defesa francês, Emmanuel Chiva.

"A França havia anunciado o envio de tanques leves de rodas AMX-10RC. As entregas estão em andamento e terminarão nos próximos dias", disse ele em entrevista ao canal de televisão BFM Business.

Chiva se absteve de revelar o número exato de tanques que a Ucrânia receberá, ao apontar que se trata de "informações confidenciais". No entanto, a mídia Forces Operations informou em fevereiro passado, citando fontes, que seriam 14 tanques.
O presidente da França, Emmanuel Macron, comentou que não descartava, além disso, o envio de aviões de combate e tanques pesados Leclerc para Ucrânia.
A França já entregou à Ucrânia seis obuseiros TRF1 de 155 mm e dois sistemas antiaéreos Crotale. Além disso, soube-se que Kiev recebeu da França 18 obuseiros autopropulsados Caesar. Também foram entregues mísseis antiaéreos Mistral e mísseis antitanque Milan, bem como cerca de 60 veículos blindados de transporte de infantaria e minas antitanque HDP-2A2.
Além de armas e material bélico, a França forneceu à Ucrânia equipamento militar, combustível, munições, estojos de primeiros socorros e equipamento de proteção radiológica, química e biológica.
A Rússia já havia enviado uma nota à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a propósito dos carregamentos de armas para a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da Aliança Atlântica "brincam com o fogo" ao fornecerem armas para a Ucrânia. Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo, referiu que bombear a Ucrânia com armas do Ocidente terá um efeito negativo.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao centro à esquerda, convoca os líderes da OTAN, tanto pessoalmente como na tela, para uma cúpula virtual na sede da OTAN em Bruxelas, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. No dia seguinte ao início da operação da Rússia na Ucrânia, os líderes dos 30 países-membros da OTAN convocaram uma cúpula virtual de emergência para abordar o que eles descreveram como a maior ameaça à segurança euro-atlântica em décadas – o lançamento do que se tornaria a maior guerra terrestre na Europa desde 1945.


 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Operação militar especial russa
'Fluxo de tanques' que Europa prometeu à Ucrânia parece 'ser mais um gotejo', diz NYT
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала