- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA planejam proibir investimentos em alta tecnologia na China, afirma WSJ

© flickr.com / sam_churchillTianhe-2
Tianhe-2 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2023
Nos siga no
Segundo sua doutrina para deter os principais concorrentes, os EUA agora estão planejando proibir os investimentos norte-americanos nos setores de alta tecnologia de economias rivais.
Segundo o jornal The Wall Street Journal, citando fontes ligadas às novas medidas, a proposta foi feita pelo Departamento do Tesouro e Departamento do Comércio dos EUA.
As restrições serão focadas nos investimentos privados e de capital de risco relacionados com a produção de semicondutores, inteligência artificial e computação quântica.
Um relatório do Departamento do Tesouro americano afirma que o programa terá como objetivo "impedir o uso de capital e conhecimento norte-americano que possam ameaçar a segurança nacional, sem impor uma carga excessiva aos investidores e empresas do país".
As novas regras sobre investimentos dos EUA no estrangeiro serão um novo passo dos esforços de Biden para limitar a capacidade de Pequim no desenvolvimento tecnológico.
Membros do Exército dos EUA participam do exercício militar da OTAN 'em um campo de treinamento Lituânia, 26 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2023
Panorama internacional
Por que os EUA podem desejar uma guerra contra a China?
Isso ocorre porque os dois países competem pelo domínio nas principais áreas tecnológicas, e como nos últimos anos a China demonstrou estar avançando e superando os americanos, parece que Washington não vê outra alternativa a não ser "exortar", inventando "ameaças" para desestabilizar os países que avançam sem serem seus subordinados.
Apesar da pressão norte-americana, a China segue liderando as pesquisas de novas tecnologias, tornando-se a nova superpotência científica mundial.
Um estudo, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, revelou que os países ocidentais estão sendo superados na competição tecnológica global, enquanto a China lidera na maioria das pesquisas científicas críticas e emergentes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала